top of page

notícias sobre o mundo do entretenimento

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

O RAGNAROK CHEGA A ASGARD

  • Writer: Luís Henrique Franco
    Luís Henrique Franco
  • Oct 27, 2017
  • 4 min read


Famosa por seus grandes eventos, a Marvel explora seus grandes conflitos ao extremo, tanto nos quadrinhos quanto em seu Universo cinematográfico. Em todos os seus arcos, com todos os seus heróis, ela sempre procura abordar um grande tema que una o máximo possível de personagens e promova a maior interação entre seus mundos, e mesmo que alguns desses eventos acabem não tendo o resultado desejado, existe um grande número deles que animam os fãs e trazem à tona o melhor dos super-heróis, como foram os casos de Guerra Civil e Era do Apocalipse.

Como o próximo grande evento a ser levado para o seu Universo Cinematográfico, a Marvel busca trazer ao público o Ragnarok e a destruição de Asgard, terra natal do herói mitológico Thor. Esse evento, no entanto, é também presente na mitologia e literatura nórdica e, mesmo que tenha sofrido severas mudanças ao ser explorado nos quadrinhos, os princípios do que ocorrerá no evento são os mesmos em ambos os casos.

O RAGNAROK NA MITOLOGIA

Na Mitologia Nórdica Antiga, o Ragnarok (que significa “Julgamento dos Deuses”) será uma série de eventos que culminarão na batalha final entre os Deuses liderados por Odin e os Jotuns, gigantes de fogo e seus descendentes, liderados por Loki. Tão terrível será essa batalha que destruirá os Nove Mundos e o equilíbrio da árvore Yggdrasil que os sustenta, culminando no fim dos tempos.


Esse evento foi profetizado há eras, mas de acordo com a Mitologia, foi apenas quando Loki matou o deus Balder e o enviou ao Submundo que os outros deuses perceberam que eles não poderiam fugir a esse destino. Mesmo cientes de que seu fim é inevitável, os soberanos de Asgard começariam a selecionar, entre os humanos mortais de Midgard, aqueles que eram os mais bravos e ferozes guerreiros de todos os tempo. Quando esses guerreiros morriam no mundo mortal, as Valquírias, filhas de Odin, partiam para conduzir suas almas aos salões asgardianos, onde eles festejariam até o dia do confronto final.

No princípio do Ragnarok, uma série de eventos destruiria Midgard. O Longo Inverno (Fimbulwinter) se alastraria por anos sem fim, levando os mortais a abandonarem suas tradições e famílias e se afundarem em guerras e maldades. Nesse tempo, os lobos Skoll e Hati engoliriam o Sol e a Lua, e o grande lobo Fenrir se libertaria de suas correntes para propagar seu rastro de destruição. Um terremoto libertaria Loki de sua prisão, e a serpente Jormundgard emergiria dos mares, causando ondas de implacável destruição. Nesse momento, Deuses, Gigantes e Mortos receberiam o alerta de que o Ragnarok começara.


Thor contra a serpente Jormundgard

Na grande batalha, o Deus do Trovão Thor e a serpente Jormundgard matarão um ao outro, assim como Heimdall e Loki. Odin será devorado por Fenrir, e este será morto pelo filho do grande deus, Vidar. Tyr matará Garm, cão de guarda da deusa Hela, mas será morto por ele, e o gigante Surtur matará Freyr. No final, o mesmo gigante transformará os Nove Mundos em um inferno ardente, enquanto o dragão Nidhogg sobrevoa o campo de batalha, alimentando-se de todos os cadáveres possíveis.


O gigante Surtur

No final, apenas um casal de humanos, Lif e Lifthrasir, sobreviverão ao fim do mundo, buscando abrigo embaixo da Yggdrasil. Será a missão deles repovoar Midgard e garantir o recomeço dos tempos.

O RAGNAROK NOS QUADRINHOS

Ao introduzir o herói Thor em suas histórias, a Marvel trouxe para o seu universo boa parte dos elementos da mitologia nórdica, adaptando-os de forma a conseguir introduzir os heróis em suas histórias. Como um dos personagens mais ativos nas histórias atuais, Thor teve um grande papel dentro da equipe dos Vingadores, enquanto alternava entre suas funções de protetor de Asgard e defensor de Midgard.

O Ragnarok, nas histórias da Marvel, é um dos muitos eventos envolvendo o herói. Na realidade, não se trata de apenas um evento, mas, como descobrimos nas HQs, uma série de eventos que ocorrem em ciclo, geralmente ocasionados pelo irmão adotivo de Thor, Loki. Ou seja, não se trata do fim dos tempos completamente, mas de uma constante de destruição e renovação que se repetia com o tempo, sempre ocasionada por seu irmão Loki.

Em um desses ciclos, Loki revive o gigante Surtur, e este lhe concede novas armas e um novo exército de Gigantes para começar o Ragnarok. Em meio ao conflito, Thor descobre que esse ciclo é causado por aqueles conhecidos apenas como OS Que Reinam Acima entre as Sombras, um grupo de seres denominados como “Deuses para os Deuses”, que se alimentavam do interminável ciclo. Thor confronta esses seres e é capaz de quebrar o ciclo do Ragnarok, entrando em hibernação. Seus colegas Vingadores o tomam como desaparecido em ação. Por volta dessa época, a Terra sofria com outro grande evento da Marvel: a Guerra Civil entre o Capitão América e o Homem de Ferro, que chegou a construir um clone de Thor (nomeado, ironicamente, de Ragnarok) para ocupar o lugar do herói desaparecido.


Thor enfrenta "os Deuses dos Deuses"

Eventualmente, o martelo de Thor é encontrado na Terra e, depois de uma tentativa falha do vilão Doutor Destino de levantá-lo, ele é colhido por Donald Blake, identidade que foi separada do corpo de Thor e lançada no Vazio por Odin, mas que retornou à vida após a morte do pai dos deuses. Blake se uniu novamente a Thor e este, renascido, tornou-se novamente defensor de Midgard enquanto buscava resgatar seus amigos Asgardianos.

O RAGNAROK NOS CINEMAS

Tendo já aparecido nas HQs da Marvel, o evento do Ragnarok agora é levado para o Universo Cinematográfico como o terceiro filme solo do Thor (interpretado por Chris Hemsworth).

Na trama do longa, o irmão de Thor, Loki (Tom Hiddleston) tomou o poder em Asgard e abriu passagem para a deusa Hela (Cate Blanchett) se apossar daquele mundo, semeando o caos e a morte por todo o lugar e iniciando o Ragnarok. Para evitar que o fim do mundo aconteça, Thor e Loki acabam se unindo ao Hulk (Mark Ruffalo) e à Valquíria (Tessa Thompson) para enfrentar a Deusa da Morte e o Gigante Surtur (cuja voz é dublada por Clancy Brown)

Animados para o que o Deus do Trovão de Asgard reservou para nós no final de sua trilogia? Thor: Ragnarok chega aos cinemas dia 26 de outubro. Assista ao trailer abaixo!


 

Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios

bottom of page