OS PRINCIPAIS HERÓIS DA LIGA DA JUSTIÇA
- Luís Henrique Franco
- Nov 18, 2017
- 15 min read
Da mesma maneira que a Marvel fez em 2012, com Os Vingadores, a DC Comics está a ponto de unir seus maiores heróis em um grupo extremamente poderoso. No filme Liga da Justiça, veremos as consequências após a morte do Superman e a necessidade dos outros heróis se unirem para enfrentar o poderoso vilão Lobo da Estepe.

Como o principal grupo da DC Comics, a Liga da Justiça é uma organização formada pela primeira vez em março de 1960, na edição The Brave and the Bold #28. Na época, a composição do grupo era formada pelo Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Aquaman e o Caçador de Marte. Desde esse dia, a Liga passou por inúmeras composições diferentes, à medida que novos heróis foram aparecendo e se tornando importantes dentro do Universo DC. No mundo cinematográfico, 2017 será o ano em que esse famoso grupo finalmente aparecerá no universo cinematográfico, com uma composição original formada pelo Batman (Bem Affleck), Mulher Maravilha (Gal Gadot), Flash (Ezra Miller), Ciborgue (Ray Fisher) e Aquaman (Jason Momoa), além de contar com o retorno do Superman (Henry Cavill), após sua suposta morte em Batman VS Superman.
Esses, obviamente, não são os únicos heróis famosos a passarem pelo grupo, e também não são as únicas versões existentes no cinema e na TV. Abaixo, separamos alguns dos membros mais conhecidos da Liga da Justiça através dos anos, citando seus principais poderes e suas principais versões apresentadas ao público.
BATMAN

Um dos heróis mais famosos da DC, o Batman é o alter-ego do bilionário Bruce Wayne, que, quando garoto, perdeu seus pais em um assalto, tornando-se extremamente perturbado e obcecado pela ideia de levar justiça à cidade Gotham. Sem poderes especiais, o herói foi duramente treinado pela Liga das Sombras, um grupo de assassinos com um enorme conhecimento de técnicas de luta que aperfeiçoaram as técnicas de combate de Wayne. Somado a isso, temos uma grande quantidade de aparelhos e tecnologias que o auxiliam no combate ao crime, como bumerangues afiados, ganchos com corda que o ajudam a escalar, bombas de gás e veículos extremamente blindados. Batman foi um dos formadores da Liga orginal.
Antes de estrear nas telas do cinema, o Batman fez muito sucesso na televisão, em uma série dos anos 60 protagonizada por Adam West, acompanhado por Burt Ward como o Robin. Mais leve do que os filmes que a sucederam, a série, com 120 episódios, possuía um forte tom humorístico e funcionava quase como uma sátira ao “mito” do personagem. Aspectos cômicos a serem apontados consistem principalmente nos modos sempre impecáveis e perfeitos do herói, o fato de que todos os vilões tinham que explicar detalhadamente seus planos aos mocinhos antes de tentarem acabar com eles, como o Batman sempre tinha algo que o ajudava a escapar de situações problemáticas e o próprio Robin sempre inciar suas frases com “Santo(a) ..., Batman!”

Chegando às grandes telas, o herói foi primeiramente interpretado por Michael Keaton, em dois filmes dirigidos por Tim Burton. Batman é apresentado de uma maneira um pouco mais sombria e misteriosa, algo típico dos filmes de Burton, que aborda mais profundamente seu lado mais misterioso, embora não explore muito seu lado mais obcecado e insano, como outras adaptações mais recentes. O primeiro, de 1989, é o filme mais clássico do herói e conta também com a atuação de Jack Nicholson como o Coringa. Já o segundo, Batman – O Retorno, foi marcado pelas atuações de Michelle Pfeiffer como a Mulher Gato e de Danny DeVito como o Pingüim. Após Burton, foi a vez de Joel Schumacher assumir a direção dos filmes do herói. Sob sua direção, Batman Eternamente (1995), com Val Kilmer no papel principal, e Batman e Robin, estrelado por George Clooney, foram ambos muito mal recebidos, levando a uma queda brutal na franquia do herói e na carreira de Schumacher como diretor.

A saga do Batman só seria renascida em Batman Begins (2005) e na trilogia dirigida por Christopher Nolan, que contou com Christian Bale no papel principal. A trilogia, cujos filmes foram lançados em 2005, 2008 e 2012, foi a primeira a explorar um lado mais sombrio e psicológico do personagem e de seus companheiros e vilões, contando com atuações marcantes como a de Heath Ledger, Gary Oldman, Michael Caine, Maggie Gylenhaal, Morgan Freeman e Tom Hardy. Em 2016, com Batman VS Superman, foi a vez de Bem Affleck assumir o manto do herói. Apesar de inúmeras criticas ao filme, a encarnação de Affleck foi relativamente bem recebida, principalmente por refletir o lado mais sombrio do herói, o que levou o ator a ser escalado para o filme Liga da Justiça e para o futuro filme solo do Batman.
No Brasil, o herói é reconhecido principalmente pela voz grave e séria de Márcio Seixas, dublador que narrou a voz do personagem em animações icônicas, como Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites, Batman: A Série Animada e Super-Choque. Ele também é conhecido por dublar outros personagens famosos, como o agente James Bond (franquia 007), o jedi Qui-Gon Jinn e o doutor Spock, na redublagem da década de 80 de Jornada nas Estrelas.
SUPERMAN

O primeiro grande herói da DC Comics e o inaugurador da Era de Ouro dos Quadrinhos, Clark Kent (Kal-El em seu planeta natal) é um alienígena do planeta Kripton, enviado para a Terra para escapar da destruição de seu mundo natal. Aqui, foi adotado por um casal de fazendeiros e criado como um ser humano normal, até começar a desenvolver seus poderes e se tornar o grande defensor da humanidade. Suas habilidades são extremamente variadas, indo desde a capacidade de voar, superforça e superhabilidade, até super-visão e audição, visão de calor e raio-x, super sopro e sopro congelante. Praticamente invulnerável, sua única fraqueza é a kriptonita, material encontrado em seu planeta e enviado junto do bebê em sua nave. O herói também é um dos formadores da Liga.
Outro herói com inúmeras adaptações pela mídia, o Superman mais conhecido da história do cinema é talvez o do ator Christopher Reeve, que vestiu o uniforme no filme clássico de 1978, no qual o herói enfrentava seu arquinimigo, Lex Luthor (Gene Hackman). O filme também contou com Margot Kidder como Lois Lane e Marlon Brando como o pai do herói, Jor-El. Reeve permaneceu no papel por mais três filmes e foi o rosto conhecido do herói até 1987. Após Reeve, foi a vez de Brandon Routh assumir o manto, no filme Superman – O Retorno, de 2006. Mesmo contando com um elenco que incluía Kevin Spacey no papel de Luthor e o retorno de Marlon Brando como Jor-El, o filme não foi muito bem recebido. Coube a Henry Cavill reviver o herói em sua nova versão, trazida pelo filme O Homem de Aço, de Zack Snyder (2013). Contando com Kevin Costner, Amy Adams, Lawrence Fishburne, Diane Lane e Russell Crowe, o filme foi o pontapé inicial para o novo universo da DC, e antecedeu Batman vs. Superman e Liga da Justiça, ambos contando com a presença da Cavill.

Na televisão, o Superman participou em diversas séries. A mais conhecida é Smalville, que conta a história do herói quando jovem, interpretado por Tom Welling. A série da Warner teve 10 temporadas e 217 episódios, e focou mais no Clark Kent e na descoberta de seus poderes, na origem do herói do que propriamente no herói em si. Outra série com a participação do herói foi Supergirl, onde o personagem (interpretado por Tyler Hoechlin) fez um papel secundário como o primo da protagonista durante a segunda temporada. Na série animada Liga da Justiça, Superman é retratado como o principal líder do grupo e sua voz é dublada por Guilherme Briggs, ícone da dublagem brasileira, conhecido como a voz de Optimus Prime (saga Transformers), Rei Julien (Madagascar), Buzz Lightyear (Toy Story), Gollum (Senhor dos Anéis), além de ser a voz de muitos atores como Harrison Ford, Brendan Fraser, Denzel Washington, Josh Holloway (Série Lost) e do ator Lester Speight como Calvin em Eu, a Patroa e as Crianças, entre muitos outros trabalhos.
MULHER-MARAVILHA

Filha de Hipólita, rainha das Amazonas, Diana Prince é uma guerreira habilidosa que se dedicou a proteger o mundo da tirania e da opressão. Tendo saído de sua ilha natal, Temiscira, durante a Primeira Guerra Mundial, ela se tornou um símbolo da liberdade e do poder feminino. Seus poderes incluem super-força e velocidade resultantes de seu treinamento como Amazona e de sua condição de semideusa (ela geralmente é dita como filha de Zeus), super resistência e agilidade, além de poderes resultantes de seus equipamentos, como o escudo indestrutível, os braceletes de submissão (que bloqueiam qualquer tipo de ataque) e o laço da verdade (que força qualquer um a dizer a verdade sobre qualquer questão). Uma das heroínas originais da DC, a Mulher Maravilha também participou da formação da Liga da Justiça original.
Mesmo sendo uma das mais icônicas heroínas dos quadrinhos, a Mulher Maravilha não teve tanta participação em filmes e séries desde a sua criação. Na televisão, sua versão mais conhecida foi a da série de 1975, na qual foi interpretada pela atriz Lynda Carter. A história da série se passa durante a Segunda Guerra Mundial e mostra a heroína enfrentando o Nazi-Fascismo ao lado do piloto Steve Trevor (Lyle Waggoner), e foi a responsável por transformar a até então desconhecida Lynda Carter em uma atriz de grande fama, em cujo o papel caiu perfeitamente.

O primeiro filme que contou com a participação da heroína foi Batman vs Superman (2016), mas a heroína só foi protagonista de seu próprio longa em 2017. a trama se passa na Primeira Guerra Mundial e mostra a heroína (Gal Gadot) e o piloto Steve Trevor (Chris Pine) lutando contra o exército alemão liderado pelo General Ludendorff (Danny Huston). Diana, porém, tem um objetivo maior: acabar com a influência do deus Ares (David Thewlis) entre os homens e tentar evitar que novas guerras ocorram por sua ação. O filme foi um dos maiores sucessos do ano e inclusive levou a Warner a iniciar uma campanha para a indicação do filme ao Oscar.

A Mulher Maravilha também foi um personagem importante durante a animação Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, onde foi dublada por Priscila Amorin, que também ficou conhecida por dublar Lisa Simpson (Os Simpsons), Norma Bates (Bates Motel), Gamora (Guardiões da Galáxia), Neytiri (Avatar). Também é a dubladora das personagens de games Sylvanas (World of Warcraft) e Vayne (League of Legends)
FLASH

O flash é o alter-ego de um grande número de pessoas que passaram o manto entre si através dos anos, entre os quais os mais famosos são Jay Garrick, Barry Allen e Wally West. O herói é uma entidade famosa e divertida da Dc Comics, conhecido geralmente por seu estilo irreverente. As origens de cada uma das versões do herói varia, mas a mais famosa é a de Barry Allen, membro da polícia científica de Central City que foi atingido por um raio após sofrer um acidente químico em seu laboratório. Entre todos os Flash, porém, os poderes são os mesmos, e incluem super-velocidade e reflexos ultra rápidos, além da capacidade de quebrar algumas leis da Física e de atingir a velocidade da lei. Barry Allen fazia parte do grupo formador da Liga da Justiça
Na mídia, o Flash é especialmente famoso pela série de televisão da CW, na qual o protagonista é Barry Allen (Grant Gustin), o Flash mais conhecido atualmente. Na série, o herói enfrenta vilões diferentes em cada episódio, geralmente tendo um antagonista principal por temporada. Em sua quarta temporada, a série também trouxe à vida as outras versões do herói: Jay Garrick (Teddy Sears) como uma versão do herói pertencente a outra dimensão, a Terra-2; e Wally West (Keiynan Lonsdale) como o irmão mais novo de Iris (Candice Patton), interesse amoroso de Barry. O herói também irá aparecer no filme Liga da Justiça e em um filme solo posterior, sendo nos dois interpretados por Ezra Miller, que também viverá Barry Allen.

O Flash também foi uma presença marcante no desenho Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, sendo um personagem que trazia um teor mais cômico às aventuras, geralmente fazendo piadas e agindo de maneira mais irreverente e impulsiva que os outros heróis. Ele era dublado por Marcelo Garcia, também conhecido como a voz por trás do Gavião Arqueiro (Os Vingadores), Relâmpago McQueen (Carros), Capitão Kirk (Star Trek) e o lagarto Rango (Rango).
LANTERNA VERDE

Outro herói cujas identidades variaram muito ao longo dos anos, o Lanterna Verde é um defensor da Terra e de todo o Universo, membro de uma poderosa tropa de guardiões responsável por mantém todos os setores da galáxia a salvo. Os membros dessa tropa usam todos um anel verde, considerado a arma mais poderosa da galáxia. Originalmente ocupado por Hal Jordan, o posto de guardião da Terra foi concebido a muitos outros Lanternas, como Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner. Todos possuíam poderes oriundos do uso do anel, que concedia, além da habilidade de vôo, a capacidade de criar objetos plasmados de acordo com a mente do seu portador, tendo como limitação apenas a força de vontade do mesmo e a cor amarela, devido a uma impureza na fonte que gerou os anéis. Apesar de ser um dos fundadores originais, o Lanterna Verde Hal Jordan não estará presente no filme Liga da Justiça.
No cinema, Hal Jordan teve sua aparição no filme Lanterna Verde, de 2011, onde foi interpretado por Ryan Reynolds. No filme, a Tropa dos Lanternas precisa enfrentar o terrível vilão Parallax (cuja voz foi originalmente dublada por Clancy Brown), e Hal acaba parando no meio desse conflito após encontrar por acidente o guardião Abin Sur em seu leito de morte e ganhando seu anel de poder, embora seja considerado por muitos como um irresponsável. O filme não foi muito bem recebido por causa de sua história fraca e efeitos visuais exagerados e que acabaram dando um tom cômico e animado ao filme.

No desenho Liga da Justiça, o Lanterna Verde apresentado é John Stewart, dublado no Brasil por Mauricio Berger, que também dublou Heimdall na versão dublada de Thor, Queixo-Rubro em Os Padrinhos Mágicos, Reverendo Lovejoy em Os Simpsons e Torbjörn do jogo Overwatch, além de ser o dublador o ator Alfred Molina e do personagem de Ving Rhames em Pulp Fiction.
ARQUEIRO VERDE

Outro milionário na lista, o alter-ego de Oliver Queen é um vigilante conhecido do univeros DC. Sendo rico desde criança, Oliver se perdeu em alto-mar e acabou em uma ilha deserta, onde teve de aprender a caçar com arco e flecha para poder sobreviver. O tempo passado na ilha o fez enxergar sua própria vida com outros olhos, abrindo-os para os mais necessitados de sua cidade e fazendo-o começar a se importar mais com a população pobre, de quem se tornou defensor. Sem poderes, o Arqueiro Verde utiliza-se de inúmeras flechas especiais para enfrentar os vilões. Seu arsenal varia desde flechas de gás, flechas com rede, até flechas-luva-de-boxe e flechas explosivas, cada uma com uma função especial para usar contra os inimigos. Com relação à Liga, o herói ingressou no grupo em 1961, no quarto volume da Liga da Justiça da América, e desde então fez parte de inúmeras composições da organização.

Com relação às grandes mídias, o Arqueiro Verde ainda não apareceu em nenhum grande filme, mas é protagonista da série Arrow, transmitido no canal CW. Lançada em 2012, a saga conta com Stephen Amell no papel do herói e já está em sua sexta temporada, e já possui 121 episódios lançados. Contando com um elenco que reúne Manu Bennett no papel do Exterminador e Katie Cassidy como a heroína Canário Negro, Arrow é a série atual mais antiga no universo DC. O herói também é conhecido por sua participação na animação Liga da Justiça Sem Limites, onde foi dublado por Julio Chaves, conhecido também por emprestar sua voz ao personagem Frank Underwood (House of Cards) e ao ator Tommy Lee Jones nos filmes da franquia M.I.B. – Homens de Preto. Ele também é o dublador oficial do ator Jeff Bridges.
AQUAMAN

Arthur Curry é o lendário rei da cidade submersa de Atlântida e um herói completamente voltado ao mundo aquático e a poderes voltados à água. A partir da Era de Prata, seu papel dentro da Liga da Justiça se tornou mais importante, e ele inclusive passou de um herói secundário a fundador da Liga e, eventualmente, seu líder por um breve período. Além da capacidade de respirar embaixo d’água, o Aquaman também possui sentidos superiores, super-força, capacidade de comunicação telepática com os animais marinhos e super resistência.

Na televisão, o herói chegou a fazer aparições na série Smallville, onde foi interpretado pelo ator Alan Ritchson. Nos cinemas, Aquaman fez uma pequena aparição em Batman VS Superman e terá uma participação em Liga da Justiça e em seu filme solo de 2018, todas as três sendo interpretado pelo ator Jason Momoa. O herói também marcou presença no desenho Liga da Justiça e assumiu um papel maior em Liga da Justiça Sem Limites, onde foi dublado por Luiz Feier Motta, também conhecido como o Wolverine (X-Men: Evolution), Sr. Incrível (Os Incríveis) e Diretor Skinner (Os Simpsons), além de ser o dublador oficial de Sylvester Stallone.
CAÇADOR DE MARTE

Talvez um dos mais enigmáticos personagens da DC, J’onn J’onnz é um marciano que veio à Terra por meio de um experimento do doutor Saul Erdel, fazendo com que o alienígena escapasse a grande peste que abateu seu povo. Entre seus principais poderes, estão a capacidade de se comunicar através da telepatia, de ler mentes, de se tornar invisível e atravessar paredes e objetos e a capacidade de alterar a forma de seu próprio corpo. Após viver uma década escondido entre humanos, sob o nome de John Jones, o Caçador simulou a morte de seu alter-ego e passou a viver escondido, até auxiliar na formação da Liga da Justiça original.
As principais aparições do personagem na mídia são através de participações em séries da DC. A primeira delas ocorreu na série Smalville, onde ele apareceu como um personagem misterioso em um dos episódios, sendo interpretado por Phil Morris. Mais recentemente, ele participou da série Supergirl, escondendo-se sob a identidade do comandante do DOE, equipe do governo para combate de alienígenas, sob a interpretação de David Harewood. No desenho Liga da Justiça, oCaçador de Marte, na época conhecido pelo nome de Ájax, foi dublado por Dario de Castro, que também dublou John Smith (Pocahontas), Clayton (Tarzan), sendo também o principal dublador dos ator Russell Crowe.
CIBORGUE

Parte do filme de 2016, o Ciborgue não fez parte da Liga da Justiça original, embora tenha sido um de seus fundadores na versão introduzida durante os Novos 52 de agosto de 2011. Como parte da equipe, porém, ele foi oficialmente introduzido em 2010. A identidade do herói e Victor Stone, um jovem atleta filho de dois brilhantes cientistas que, enquanto estudavam outras dimensões, acidentalmente liberaram uma criatura que feriu gravemente Victor. Para salvá-lo, seu pai construiu-lhe um corpo metálico, garantindo-lhe força, agilidade e velocidade, além de poderes cibernéticos, como visor tecnológico, canhão lazer, serra elétrica e garras, além da capacidade de produzir energia.

Além do filme Liga da Justiça, onde é interpretado por Ray Fisher, o Ciborgue também aparece na série Smallville, na quinta temporada. Na série, porém, ele é um astro de futebol americano, sendo interpretado por Lee Thompson Young. O personagem também ficou famoso pelo desenho Os Jovens Titãs, do Cartoon Network, sendo dublado no Brasil por Eduardo Borgerth, a mesma voz por trás de JARVIS e Visão (Os Vingadores), Gilderoy Lockhardt (Harry Potter), John Winchester (Supernatural) além de dublar Bruce Willis em Duro de Matar 4.0/Um Bom Dia para Morrer
MULHER GAVIÃO

Mais uma heroína com inúmeras versões e origens, sendo uma das mais famosas a guerreira Shayera Hol, membro dos Guardiões Alados de Thanagar, tendo sido enviada para a Terra como enbaixadora de seu planeta. Contudo, a primeira ver~soa de heroína é Shiera Sanders, descendente de uma princesa egípcia que obteve seus poderes ao tocar o metal enésimo, vindo de Thanagar. Outra ver~soa da heroína é Kendra Saunders, sobrinha-neta de Shiera que cometeu suicido e teve seu corpo habitado pelo espírito da tia-avó. Além de ser capaz de flutuar e de voar em razão de suas asas, a Mulher Gavião é uma guerreira habilidosa e possui reflexos sobre-humanos e perícia em combate, além de possuir uma enorme resistência. Apesar de não ser uma das fundadoras, a Mulher-Gavião compôs a Liga da Justiça durante a Era de Prata, entrando no grupo em 1977.

Sua participação em outras mídias também envolvem mais trabalhos em séries, com aparições na nona e décima temporada de Smallville, onde era interpretada por Sahar Biniaz, nas séries da CW Flash e Legends of Tomorrow, onde a versão de Kendra Saunders é interpretada por Ciara Renée. Na animação Liga da Justiça, a Mulher-Gavião é uma espiã de Thanagar, enviada para preparar uma invasão de seu povo à Terra. Ela é dublada por Andréa Murucci, conhecida por dublar as atrizes Julia Roberts e Helena Boham Carter e a atriz Lily Rabe na série American Horror Story. Também é conhecida pelas personagens Penélope Charmosa, Mirage (Os Incríveis) e Pocahontas (Pocahontas).
SUPERGIRL

Prima mais velha do Superman, Kara Zor-El foi enviada junto de seu primo para protegê-lo, mas se separou dele e passou anos perdida em seu cápsula no espaço. Ao chegar na Terra, assumiu a identidade de Kara Danvers e tornou-se heroína ao lado do primo. Possui relativamente os mesmos poderes que Superman, como superforça, visão de calor, super-velocidade, sopro de gelo, etc. A personagem tornou-se parte da Liga após a saga Crise Infinita, especialmente durante a fase em que foi escrita por James Robinson, tornando-se membro oficialmente em 2009.

Uma versão da Supergirl, cujo alter-ego era Kara Kent, apareceu na série Smallville, tendo sido interpretada primeiramente por Adrianne Palicki e, depois, por Laura Vandervoort. Atualmente, ela é conhecida pelo alter-ego Kara Danvers, na série Supergirl, onde é interpretada pela atriz Melissa Benoist. A heroína também foi introduzida como a principal nova personagem do desenho lIga da Justiça Sem Limites, onde foi dublada por Flávia Saddy, conhecida por dublar também Melissa Hastings (Pretty Little Liars), Barbie, Stormy Clube das Winx), Widowmaker (jogo Overwatch), além de ser a dubladora da atriz Natalie Portman na trilogia prequel de Star Wars e nos filme de Thor.
JOHN CONSTANTINE

Acreditem ou não, o personagem John Constantine também fez parte da Liga da Justiça, sendo o líder da equipe na versão Liga da Justiça Sombria. Apesar disso, ele nunca foi oficializado na equipe nos quadrinhos. O anti-heroi possui poderes ligados mais à magia e ao sobrenatural, e usa seus poderes para enfrentar espíritos e demônios, valendo-se de magias como adivinhação, evocação, ilusão, criação de sigilos mágicos e necromancia, embora não se valha muito das artes místicas.
Nas aparições em outras mídias, o personagem foi interpretado por Keanu Reeves no filme de 2005 Constantine, na qual o personagem ajuda uma detetive (Rachel Weisz) a investigar o suicídio de sua irmã. O fime agradou o público em geral, mas foi visto com maus olhos pelos fãs dos personagens. Em 2014, uma série do personagem foi lançada, tendo Matt Ryan no papel principal. Constantine também aparece na animação Liga da Justiça Sombria, onde é dublado por Fernando Lopes, dublador oficial dos atores Keanu Reeves e Travis Fimmel (Vikings e Warcraft), além de dublar os personagens Lucas Goodwin (House of Cards), Oberyn Martell (Game of Thrones), e Fry (Futurama).
Sendo a maior equipe da DC Comics, a Liga da Justiça possui muitos outros personagens marcantes. Existe algum outro que você gostaria de acrescentar? Deixe nos comentários!
Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios