AGATHA CHRISTIE NOS CINEMAS
- Luís Henrique Franco
- Nov 25, 2017
- 5 min read

Um dos maiores nomes da Literatura Inglesa do século XX, Agatha Christie ganhou fama mundial por seus romances policiais, sendo inclusive intitulada como a “Rainha/Dama do Crime”. Com mais de noventa livros publicados, ela é uma das autoras mais bem-sucedidas da história, e a criadora de inúmeros personagens memoráveis, como Hercule Poirot, Miss Jane Marple, Tommy e Tuppence e Parker Pyne, entre outros grandes detetives que marcaram as páginas de suas histórias. Adorada pelo mundo inteiro, Agatha foi inúmeras vezes adaptada para o cinema, tanto britânico quanto norte-americano, e inúmeros atores de peso interpretaram seus maiores personagens.
PRIMEIROS ANOS E INÍCIO NA LITERATURA
Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de setembro de 1890, em Torquay, no Condado de Devonshire, na Inglaterra. Filha do americano Frederick Miller e da inglesa Clarissa Boehmer, a garota, de família rica, recebeu educação em casa e estudou desde os oito anos com professores particulares. Já desde pequena, ela demonstrava um lado literário nos poemas e contos que escrevia.
O pai de Agatha morreu quando ela tinha apenas 11 anos, e a partir de então, ela começou a viajar pelo mundo junto com a mãe. Aos 16 anos, entrou para uma escola de aperfeiçoamento em Paris, onde se destacou como cantora e pianista. Em 1912, conheceu o piloto do Corpo Real de Aviadores, Coronel Archibald Christie, com quem se casou em 1914.

Enquanto o marido lutava na Primeira Guerra Mundial, Agatha trabalhou na farmácia de um hospital, estando assim em contato com diversas drogas e medicamentos, algo importante para sua futura carreira, visto que muitos dos assassinatos em seus livros envolviam venenos. O primeiro livro da autora foi O Misterioso Caso de Styles, publicado em 1920 e que surgiu como um desafio de sua irmã Madge e introduziu o personagem mais famoso da escritora, o detetive Hercule Poirot. O Segundo sucesso da autora viria em 1926, com O Assassinato de Roger Ackroyd. No mesmo ano, Agatha e Archibald se divorciaram, e autora desapareceu por 11 dias, sendo depois encontrada em um quarto de hotel. O caso gerou muita especulação sobre os motivos da atriz para desaparecer assim, e alguns consideraram o ocorrido como uma jogada de marketing para promover o livro.
CARREIRA IMPULSIONADA E SEGUNDO CASAMENTO
Em 1930, publicou Assassinato na Casa do pastor, primeiro livro que contou com a personagem Miss Jane Marple, uma senhora idosa que tenta a sorte como detetive, tendo como inspiração a própria avó de Agatha. No mesmo ano, casa-se pela segunda vez com o arqueólogo Max Mallowan, e junto com ele realiza diversas expedições pelo Oriente Médio. Essas expedições lhe proporcionaram inspiração e conteúdo para escrever alguns de seus romances mais populares, como Assassinato no Expresso do Oriente, Morte na Mesopotâmia, Morte no Nilo e Aventura em Bagdá. Sua grande produção literária do período fez com que a autora atingisse inúmeros best-sellers, consolidando seu prestígio junto ao público. Atualmente, Agatha Christie é a autora mais vendida do mundo, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em 103 idiomas diferentes.

Em 1939, a autora lançou um de seus mais famosos romances, O Caso dos Dez Negrinhos, cujo título causou grande polêmica na época e foi alterado em versões mais recentes para E Não Sobrou Nenhum, devido a acusações de racismo. Com cerca de 100 milhões de cópias vendidas, o livro é a obra mais vendida da autora e um dos maiores best-sellers do mundo.
OUTROS TRABALHOS
Em 1952, estreou no mundo do teatro com a peça A Ratoeira, que também entrou para o mundo dos recordes como a peça exibida pelo maior tempo da história, sendo exibida de 1952 até 1974 ininterruptamente. Ao todo, Agatha Christie produziu também 12 peças de teatro, sendo que muitas foram readaptações de seus livros. Entre seus maiores sucessos teatrais, estão Testemunha de Acusação e Na Teia da Aranha

Em 1971, Agatha recebeu o título de Dama do Império Britânico, a mais alta condecoração do Reino Unido. Em 1975, publicou Curtain, último livro protagonizado pelo detetive Hercule Poirot, que havia sido escrito nos anos 40 mais sdó foi lançado mais de 30 anos depois.
Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976, vítima de uma pneumonia. No mesmo ano, alguns meses depois, foi publicado o livro Sleeping Murder, último livro da detetive Miss Jane Marple.
A AUTORA NO CINEMA
Ao longo dos anos, as histórias da escritora sofreram inúmeras adaptações para o cinema e para a televisão. Muito além das adaptações diretas, foram inúmeros também os filmes que usaram das histórias de Christie apenas como inspiração. Um dos primeiros trabalhos de adaptação foi o filme Black Coffee, de 1931. O filme é baseado na peça homônima da autora, uma de suas primeiras, lançada em 1930. No longa, Austin Trevor atua no papel do detetive Poirot, enquanto Richard Cooper faz o papel do Capitão Hastings.
Em 1945, O Caso dos Dez Negrinhos foi adaptado pela primeira vez nos Estados Unidos, e o filme recebeu o título E Não Sobrou Nenhum, tendo Barry Fitzgerald como o Juiz Francis Quincannon (no livro, é Lawrence Wargrave), June Duprez como Vera Claythorne e Louis Hayward como Philip Lombard. Outras duas adaptações foram feitas em 1965 e em 1989, sob o título Ten Little Indians. Além do cinema, o livro foi adaptado para uma minissérie de 3 episódios exibidos pela BBC em dezembro de 2015, tendo Charles Dance como o Juiz Wargrave, Aidan Turner como Lombard, Sam Neill como General MacArthur e Maeve Dermody como Vera Claythorne.

Em 1957, a peça Testemunha de Acusação foi transformada em um longa. O mesmo foi feito com Na Teia da Aranha em 1960. No longa de 1965, Os Crimes do Alfabeto, Tony Randall assumiu o papel do detetive Poirot. A mais famosa versão do detetive, no entanto, é aquela realizada por David Suchet na série Poirot, que estreou em 1989 e durou até 2013.

Outro de seus livros que também foi muito adaptado para o cinema foi Assassinato no Expresso do Oriente, cuja versão cinematográfica mais famosa foi a realizada em 1974 por Sidney Lumet e contando com um grande elenco que incluía Albert Finney como Poirot, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Anthony Perkins, Sean Connery e Vanessa Redgrave. Indicado a inúmeros Oscars, incluindo Melhor Roteiro Adaptado, o filme foi vencedor da estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante para Ingrid Bergman. Uma segunda adaptação do livro foi lançada em 2017. Dessa vez, o papel do detetive ficou para Kenneth Branagh, também diretor do filme. Além dele, o filme conta com as atuações de Penélope Cruz, Josh Gad, Daisy Ridley, Derek Jacobi, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Willen Dafoe e Judi Dench. Assassinato no Expresso do Oriente já encontra-se em cartaz no cinema.
Com uma carreira tão vasta, Agatha Christie possui inúmeras obras memoráveis. Qual a sua preferida?
Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios