IN MEMORIAM: PESSOAS QUE PERDEMOS EM 2017
- Luís Henrique Franco
- Dec 31, 2017
- 6 min read
A morte é algo inevitável para todos nós, e chegará a todos em algum momento. É triste quando perdemos alguém que amamos, e o medo de morrer é algo bastante comum entre nós. No mundo do cinema, da TV e do entretenimento, essa realidade também é extremamente presente, e pode ser doloroso ver rostos que nós conhecemos de filmes, séries e shows partindo. 2017 está no fim, mais um ano se passa, levando consigo alguns nomes muito conhecidos e queridos. Abaixo, relembramos algumas dessas personalidades que nos deixaram esse ano!
JOHN HURT

John Hurt foi um ator britânico de grande renome, tendo atuado em mais de 200 títulos ao longo de sua carreira. Tendo iniciado sua carreira no teatro, ele logo se tornou famoso no cinema por filmes como Alien: O Oitavo Passageiro, Hellboy, V de Vingança, O Homem Que Não Vendeu Sua Alma, 1984, Homem Morto e Jackie. Hurt foi indicado ao Oscar como Melhor Ator por seu papel em O Homem Elefante e ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por O Expresso da Meia-Noite. Ele morreu em 25 de janeiro de 2017, aos 77 anos, vítima de complicações causadas por um câncer no pâncreas.
EMMANUELLE RIVA

Emmanuelle Riva foi uma atriz francesa e integrante da Nouvelle Vague (Nova Onda), movimento do cinema francês do qual é destaque o primeiro e principal filme da atriz, Hiroshima, Meu Amor, pelo qual ela foi indicada ao BAFTA. Também teve grande participação no filme A Liberdade é Azul e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 2012 pelo filme Amor, de Michael Haneke. Ambos os filmes foram vencedores do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Emmanuelle Riva morreu em 27 de janeiro de 2017 aos 89 anos, em Paris, vítima de câncer.
BILL PAXTON

Bill Paxton foi um ator e cineasta americano, conhecido principalmente por suas participações em grandes filmes da ficção científica, como O Exterminador do Futuro, Aliens e Predador 2. Ele também teve papéis em Titanic e Apollo13. Na televisão, Paxton interpretou um dos vilões da série Agents of S.H.I.E.L.D. e foi indicado ao Emmy por seu personagem na minissérie Hatfields & McCoys. Em 25 de fevereiro de 2017, o ator foi internado para uma cirurgia cardíaca, devido a um aneurisma na aorta, mas teve uma complicação durante o processo que resultou em um acidente vascular cerebral e na sua morte aos 61 anos.
MARY TYLER MOORE

Mary Tyler Moore foi uma atriz e comediante americana. Ela ficou especialmente conhecida pela série que levava o seu nome, The Mary Tyler Moore Show, que foi ao ar de 1970 a 1977. Ela também fez participações no programa The Dick van Dyke Show e na série That 70’s Show. No cinema, ela ficou mais conhecida por atuar no filme Gente Como A Gente, do diretor Robert Redford. Em sua vida privada, Mary era ativista de causas como a prevenção à diabetes e a proteção dos direitos dos animais. Ela morreu em 25 de janeiro de 2017, devido a complicações causadas por uma pneumonia. Ela tinha 80 anos.
CHRIS CORNELL E CHESTER BENNINGTON

Dois nomes marcantes na música e no rock dos últimos anos, Chris Cornell e Chester Bennington eram grandes amigos.
Chris foi um cantor, compositor e guitarrista, dito como um dos fundadores do movimento de rock alternativo grunge. Foi o vocalista das bandas Soundgarden, Temple of the Dog e Audioslave e foi escolhido como o “maior cantor do rock” pela revista Guitar World em 2013. Ele também compôs as músicas You Know My Name, do filme 007 – Cassino Royale, e Misery Chain, do filme 12 Anos de Escravidão. Chris morreu em 18 de maio de 2017,aos 52 anos, logo após uma apresentação com a banda Soundgarden. Segundo o legista, ele teria se enforcado no banheiro do hotel.
Chester também foi um cantor e compositor americano e o vocalista da banda Linkin Park, pelo qual fez enorme sucesso, principalmente no começo dos anos 2000, com o lançamento dos álbuns Hybrid Theory e Meteora. Ele também foi o fundador da banda Dead by Sunrise e trabalhou em bandas como Stone Temple Pilots. A revista Hit Parader o classificou no “top 100 vocalistas de Heavy Metal”. Chester foi encontrado morto em 20 de julho de 2017, também vítima de suicídio por enforcamento. Ele tinha 41 anos.
ROGER MOORE

Roger Moore foi um ator britânico, especialmente famoso por ser o ator que interpretou o agente James Bond o maior número de vezes, com um total de sete filmes, nos quais trouxe um tom mais leve, irônico e humorístico ao personagem. Ele também ficou famoso por interpretar o Lorde Brett Sinclair na série The Persuaders. Moore também foi, desde 1991, embaixador da UNICEF, título que começou a aparecer mais para o público após o contato do ator com a extrema pobreza indiana, durante as filmagens de 007 contra Octopussy. Por suas ações humanitárias, foi condecorado como Cavaleiro do Império Britânico em 1999. Moore faleceu em 23 de maio de 2017, aos 89 anos, vítima de câncer.
ADAM WEST

Adam West foi um ator e dublador americano, com inúmeros papeis em seriados de televisão. Seu papel mais marcante foi o de Batman na série de mesmo nome, que foi televisionada de 1966 a 1968. Ele também dublou personagens nas séries animadas Os Padrinhos Mágicos, Os Simpsons e Family Guy e teve algumas participações em seriados como The Detectives. Contudo, seu papel mais famoso foi nas animações do Homem-Morcego, tendo dublado em Batman: New Times e Batman: Return of the Caped Crusader e tendo sido a voz de Thomas Wayne em um episódio de Batman: os bravos e os destemidos. West morreu aos 88 anos em 9 de junho de 2017, vítima de leucemia.
GEORGE A. ROMERO

George A. Romero nasceu em Nova York e se consagrou como um dos maiores diretores de filmes de terror dos estados Unidos, especializando-se principalmente em filmes de zumbis. Seu primeiro filme, A Noite dos Mortos-Vivos, se tornou um clássico do gênero e um definidor do cinema de terror moderno. O sucesso do primeiro filme inspiraria outras duas continuações, O Despertar dos Mortos e O Dia dos Mortos, ambos também clássicos. Também foi o diretor de Instinto Fatal e Creepshow. Romero morreu em sua casa no dia 16 de julho de 2017, aos 77 anos. A causa da morte foi um câncer no pulmão.
JERRY LEWIS

Jerry Lewis foi um ator e comediante americano, famoso por suas comédias de estilo pastelão, principalmente as realizadas durante os anos 40 ao lado de Dean Martin. Sua fama vem de comédias solo , como O Delinquente Delicado e o clássico O Professor Aloprado, além de ter atuado em O Rei da Comédia, de Martin Scorcese. Também foi professor de direção na University of Southwest California e ficou muito conhecido por seu programa beneficente anual The Jerry Lewis MDA Telethon, que ajudava crianças com distrofia muscular. Vencedor de vários prêmios, como o Academy Comedy Award, Jerry faleceu em 20 de agosto de 2017, em Las Vegas, aos 91 anos. A causa da morte foi uma doença cardíaca em estágio terminal.
HARRY DEAN STANTON

Harry Dean Stanton foi um ator e cantor americano, que trabalhou em diversas produções desde 1957 até o dia de sua morte. Seus principais papéis foram nos filmes Alien: O Oitavo Passageiro; Paris, Texas; Christinne: O Carro Assassino; Rebeldia Indomável; À Espera de um Milagre; A Promessa; e Alpha Dog. Além disso, ficou famoso durante o remake de 2017 da série Twin Peaks. Harry faleceu em 15 de setembro de 2017, em Los Angeles, aos 91 anos, vítima de causas naturais.
MENÇÕES HONROSAS
Jonathan Demme, cineasta e produtor americano, diretor dos filmes O silêncio dos inocentes (1991), Filadélfia (1993) e Sob o domínio do mal (2004)

Chuck Berry, compositor e guitarrista americano e um dos pioneiros do Rock and Roll, autor de clássicos da música como Roll Over Beethoven e Johnny B. Goode
Belchior, compositor brasileiro e um dos primeiros cantores de MPB do Nordeste, autor de músicas como Como Os Nossos Pais e Apenas Um Rapaz Latino-Americano
Don Rickles, ator e comediante americano, conhecido como comediante de insulto e por dublar o Sr. Cabeça-de-Batata na franquia Toy Story
Michael Nyqvist, ator sueco, famoso pela trilogia Millenium e pelo filme John Wick

Martin Landau, ator americano, atuou nos filmes A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Ed Wood, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante
Jeanne Moreau, atriz e cantora francesa, atuou nos filmes Les Amants (1958), La Notte (1960) e Nikita (1990)

Tobe Hooper, diretor americano, famoso pelos clássicos do terror O Massacre Sa Serra Elétrica e Poltergeist – O Fenômeno

Paulo Silvino, ator e humorista brasileiro, conhecido por participar de programas como A Praça é Nossa, Escolinha do Golias e Zorra Total

Robert Hardy, ator britânico, conhecido por interpretar o ministro Cornelius Fudge na saga Harry Potter
Tom Petty, cantor e compositor americano, fundador da banda Tom Petty & The Heartbreakers e integrante do Traveling Wilburys

Marcia Cabrita, atriz e comediante brasileira, conhecida pelo programa Sai de Baixo

Malcolm Young, guitarrista escocês e fundador da banda australiana AC/DC

Karin Dor, atriz alemã, conhecida por interpretar a vilã Helga Brandt em 007 – Só Se Vive Duas Vezes

Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios