top of page

notícias sobre o mundo do entretenimento

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

THANOS E AS JÓIAS DO INFINITO

  • Writer: Luís Henrique Franco
    Luís Henrique Franco
  • Apr 25, 2018
  • 7 min read


Marvel - Thanos - FLIT STUDIOS

Todo herói precisa de um grande vilão, aquele que seja seu oposto, aquele que ameaça o mundo que ele tanto preza por defender. Quando estamos falando de um grupo de heróis, esse vilão deve ser ainda pior, por ser uma ameaça não apenas a um mundo ou sociedade, mas a inúmeras, tendo um poder tão avassalador que não pode ser vencido por apenas um dos heróis e requer a união de todos para conseguir enfrenta-lo. Após 10 anos de filmes no Universo Cinematográfico Marvel, todos os heróis apresentados nessa longa história interligada ao longo dos anos finalmente enfrentarão seu maior rival de todos os tempos: o Titã Louco, Thanos.

Um dos vilões mais poderosos jamais criados pela Marvel, Thanos enfrentou os Vingadores em diversas ocasiões. Em suas histórias mais famosas, ele busca o poder fornecido pelas Joias do Infinito, artefatos extremamente antigos e capazes de controlar os principais poderes de todo o Universo, podendo inclusive servir para remodela-lo ou mesmo destruí-lo. É essa insanidade de querer destruir o universo (ou metade dele, pelo menos), quer seja para impressionar a Morte e conquistar seu coração, quer seja para criar equilíbrio, que faz com que o Titã seja tão perigoso, e o mais formidável adversário dos Vingadores.

UM VILÃO AMANTE DA MORTE


Introduzido nos quadrinhos durante a Era de Prata da Marvel, Thanos era visto como louco e foi rejeitado por sua raça devido à sua condição de híbrido e por possuir a Síndrome Deviante, que também é a origem de seus poderes. Por causa dessa rejeição, o Titã buscou se tornar ainda mais poderoso, construindo um exército próprio e usando-o para atacar, devastar e dominar seu planeta natal, escravizando seu próprio povo. A Devastação de seu planeta natal chamou a atenção da Senhora Morte, por quem Thanos se apaixonou. Buscando impressioná-la, ele primeiramente partiu em busca de um artefato conhecido como o Cubo Cósmico, que concederia a quem o possuísse qualquer desejo que o ser tivesse. Com ele, o Titã planejou conquistar a Terra totalmente e dá-la de presente à sua amante.

Nesse primeiro confronto, Thanos encontra-se com seu arqui-inimigo dos quadrinhos: o Capitão Marvel, um ex-espião kree que havia se tornado o protetor da Terra. Juntamente com Drax, O Destruidor, Serpente da Lua e os Vingadores, ele tenta impedir o Titã de obter o Cubo, mas os heróis fracassam e Thanos consegue juntar a sua essência com a do Universo, tornando-se praticamente um Deus. Com seus poderes ampliados, Marvel percebe que a [única forma de derrota-lo é destruindo o cubo. O vilão, porém, não morreu com isso, e seu corpo vagou pelo Universo até ser resgatado por sua nave.


A BUSCA PELAS JOIAS DO INFINITO

Tendo fracassado, o Titã precisou encontrar uma nova forma de surpreender sua amada e conquistar sua afeição. O que ele resolveu fazer? Provocar um genocídio universal aniquilando metade da vida existente em todo o Universo com um estalar de seus dedos. Um plano extremamente ambicioso, que ele não conseguiria realizar sem a ajuda de algum artefato extremamente poderoso. E foi assim que começou a busca do vilão pela Manopla do Infinito e sua fonte de poder imenso, as Jóias do Infinito.

O QUE SÃO?


As Joias do Infinito são artefatos extremamente antigos, moldados pelos seres celestiais para criarem e controlarem as principais forças do universo. Juntas, elas dão ao seu portador o poder de um deus e são capazes de aniquilar toda a vida do universo. Por seu vasto poder, elas foram separadas e escondidas por toda a galáxia, de forma a nunca mais caírem nas mãos de seres com más intenções para o seu uso. São seis, no total:

Joia do Espaço: Dá o poder de se transportar para qualquer lugar, principalmente por teletransporte. Também é capaz de interferir no movimento de outros objetos.

Joia da Mente: Aumenta a capacidade mental do portador e permite o acesso aos sonhos e pensamentos das outras pessoas e o acesso a todas as mentes dentro do campo de leitura desejado.

Joia da Realidade: Permite ao portador realizar qualquer desejo e vontade, mesmo que seja contrário às leis da Física, podendo distorcer, manipular e alterar a existência e o tecido do universo.

Joia do Tempo: Fornece o controle do tempo, do passado, presente e futuro, além de sua alteração e uso como arma para aprisionar inimigos em loops temporais incessantes.

Joia do Poder: Garante força e resistência melhoradas e aumenta qualquer habilidade sobre-humana e a manipulação de energia. Ela também fortalece o poder das outras joias.

Joia da Alma: Permite ao portador roubar, alterar e manipular almas, tanto dos vivos como dos mortos, além de garantir a capacidade de projeção astral e imortalidade do espírito.


Juntas, essas pedras dariam a Thanos o poder de destruir todo o universo. Em pouco tempo, ele obtivera todas as joias, com exceção de uma localizada na cabeça do herói Adam Warlock. O vilão temia enfrentar o herói diretamente, visto que este possuía justamente a Joia da Alma, que poderia roubar seu espírito e acabar com sua vida. Para enganá-lo, ele forjou uma aliança para derrotar a contraparte do herói, o vilão Magus, e, enquanto lutavam, Thanos extraiu o poder da Joia de Adam para construir a sua própria versão, com a qual planejava destruir as estrelas. Sabendo disso, Adam se aliou aos Vingadores e ao Capitão Marvel para detê-lo. Marvel conseguiu, durante a luta, danificar o projeto de Thanos, mas ele e os Vingadores foram capturados e Adam, temporariamente morto. Com a ajuda das entidades Lorde Caos e Mestre Ordem, o espírito de Warlock conseguiu ser extraído da Joia da Alma e usado para transformar Thanos em uma pedra por toda a eternidade.

O vilão conseguiu renascer no reino da Morte, onde aprendeu sobre o real poder das Joias e se pôs em uma nova busca por elas. Tendo forjado a Manopla do Infinito e já possuindo as joias novamente, ele agora tinha total controle sobre o universo e, com um estalar de dedos, acabou com metade da vida existente no universo. Mesmo contra todos os heróis da Marvel e diversas entidades superpoderosas, Thanos saiu vitorioso e novamente fundiu seu espírito ao universo. Contudo, sua sobrinha Nebulosa, aproveitou-se do estado inerte de seu corpo para roubar a manopla e desfazer tudo o que ele havia feito. No final, o vilão foi derrotado, a Manopla ficou sob a guarda de Warlock, agora renascido. Por decisão do Tribunal Vivo, as joias foram novamente dispersadas, para nunca mais funcionarem juntas.

UM VILÃO FORMIDÁVEL


Como arqui-inimigo de heróis extremamente poderosos, como o Capitão Marvel, Adam Warlock e o Surfista Prateado, Thanos é um personagem recorrente nas histórias da Marvel, tendo sido usado em inúmeras tramas ocorridas, principalmente, no cenário cósmico do Universo dos quadrinhos. Tendo batalhado inúmeras vezes contra os heróis, o Titã Louco já chegou a ser aliado de Adam uma vez, para novamente derrotar sua contraparte Magus, também renascido e planejando alterar a realidade para substituir todos os heróis da Terra por cópias malignas. Ao final do conflito, Adam e sua Guarda do Infinito conseguem derrotar o vilão, mas Thanos é morto.

Com seu imenso poder mesmo sem as Joias, Thanos derrotou inúmeros exércitos ao longo da história, como a Legião dos Condenados da Senhora Morte, os exércitos asgardianos de Odin e o exército Mercenário, lutou contra o deus Thor, derrotou a inteligência artificial Quasímodo e enfrentou seu próprio clone Ômega, criado a partir do DNA de Galactus e duas vezes mais poderoso que ele.


Em episódios mais recentes, Thanos teve uma pequena participação nos quadrinhos de Guerra Civil II, onde teve seu plano descoberto com antecipação pelo mutante Ulysses e foi atacado pela Capitã Marvel e os Vingadores. Nesse conflito, o Titã foi responsável pelas mortes do Máquina de Combate e da Mulher-Hulk. Em outra história, ele foi capaz de domar o Hulk e fazer dele seu “cãozinho” de estimação. Em tempos recentes, a Marvel também retornou às origens do personagem, revelando seu verdadeiro nome: Dione.


THANOS E O UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO

O Titã Louco é, como não deveria deixar de ser, o personagem mais aguardado e sobre o qual se depositaram as maiores expectativas dentro do Universo Marvel. Desde a sua primeira aparição, na cena pós-créditos de Vingadores, lançado em 2012, o vilão já apareceu também em Guardiões da Galáxia como aquele que dá ordens ao vilão Ronan, além de ser o pai de Gamora e Nebulosa, e em Vingadores: Era de Ultron, onde mostra já possuir a Manopla do Infinito.



Foi uma espera de mais de seis anos pela chegada oficial de Thanos ao universo cinematográfico como um vilão a ser enfrentado pelos heróis. Interpretado desde o começo por Josh Brolin, o personagem teráenorme importância em Vingadores: Guerras Infinitas, que deve inclusive contar as origens do personagem no universo. A história do filme será baseada na busca do vilão pelas Joias do Infinito, não para agradar à Senhora Morte e conseguir seu amor, mas para atingir o equilíbrio do Universo (e isso será conquistado ao se destruir metade da vida no mesmo universo).

Durante o tempo em que ficamos aguardando ansiosamente por sua chegada, os filmes da Marvel foram introduzindo as Joias que ele tanto busca, colocando cada uma em um lugar do universo ou sob a guarda de um herói específico. Atualmente, estas são as localizações das joias:

Joia do Espaço (Tesseract): de posse dos Asgardianos em sua nave, guardado por Loki.


Joia da Realidade (Éter): Parte da coleção de Taneleer Tivan, O Colecionador, em Luganenhum.


Joia do Poder (Orbe): Protegida pelos Nova Corps em Xandar.


Joia da Visão (Pertencente ao Cetro de Loki): Atualmente é vigiada pelo herói Visão e se encontra em sua testa, sedo também a fonte de seus poderes.


Joia do Tempo (Olho de Agamoto): Protegida pelo Doutor Estranho no Sanctum de Nova York


Joia da Alma (Desconhecida): Sua localização ainda é desconhecida dentro do Universo Marvel.

As teorias a respeito do filme divergem quanto à última das Joias. Muitos acreditam que ela aparecerá em Vingadores: Guerras Infinitas e que parte da trama girará em torno de acha-la, mas muitos já consideram que a última das joias não deve aparecer nesse filme, e deduzem que ela será o foco principal de Vingadores 4. Caso ela não venha a aparecer no filme que agora estreia, muitos consideram que ela terá um importante papel dentro de Capitã Marvel, mas é mais provável que ela realmente só seja revelada no quarto crossover dos heróis.

E você? Quais são as suas expectativas para o Thanos nesse novo filme? E os seus palpites para a localização da Joia da Alma? Deixe nos comentários sua opinião, e não deixem de conferir Vingadores: Guerras Infinitas, que estreia hoje nos cinemas. Assista ao trailer!


 

Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios.

bottom of page