top of page

notícias sobre o mundo do entretenimento

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

UM LONGO CAMINHO ATÉ AS GUERRAS INFINITAS

  • Writer: Luís Henrique Franco
    Luís Henrique Franco
  • Apr 25, 2018
  • 9 min read


Pode não parecer, mas esse ano completam-se dez anos de existência do Universo Cinematográfico da Marvel. Desde 2008, quando o primeiro Homem de Ferro foi lançado, os heróis da Marvel têm aumentado em número, com diversos filmes sendo lançados todo ano e continuando uma história que, apesar de conter inúmeros protagonistas, manteve uma grande linearidade de seus fatos até o ano atual, quando todo esse trajeto deve explodir no mais ambicioso dos filmes desse universo: Vingadores, Guerras Infinitas.

Tanta coisa já aconteceu nesse universo de filmes que se torna difícil lembrar de todos os principais eventos ocorridos. Por isso, às vésperas da estreia do novo grande filme, fizemos uma breve coletânea dos principais acontecimentos desses últimos dez anos de Universo Marvel e os dividimos conforme as fases em que aconteceram.

FASE UM: INTRODUZINDO OS HERÓIS

Apesar de muitos filmes de heróis terem sido feitos antes dessa data, e muitos heróis clássicos já tiverem sido empregados no mundo do cinema, o Universo Cinematográfico da Marvel oficial teve início em 30 de abril de 2008, quando foi lançado nos cinemas o filme Homem de Ferro, estrelando Robert Downey Jr. No papel de Tony Stark. Diferente de seus antecessores, esse foi o primeiro filme produzido pela Marvel, que já tinha em mente a criação de seu universo integrado, Como nos prova a cena pós-crédito do filme, onde Tony encontra Nick Fury (Samuel L. Jackson) na sala de sua casa, e esse lhe faz uma proposta para se unir à Iniciativa Vingadores, já anunciando o ousado plano que viria a se desenrolar.


Os próximos passos da Marvel seriam para assentar devidamente a equipe prometida, lançando filmes para os principais heróis do seu universo. Logo depois do Homem de Ferro, o Hulk chegou às telas (interpretado por Edward Norton inicialmente, mas oficialmente substituído por Mark Ruffalo logo em seguida). Em Homem de Ferro 2, Nick Fury teve um papel mais importante e presente na trama, e foi introduzida a espiã Viúva Negra (Scarlett Johansson), que viria a fazer parte da equipe de heróis e se tornar uma das protagonistas dos filmes da equipe. Usando o Tony Stark como a base de apoio, a Marvel conseguiu expandir sua história para novos heróis, introduzindo logo em seguida o Thor (Chris Hemsworth). Na cena pós-créditos de Thor, somos introduzidos ao Tesseract, um misterioso cubo de energia que está sendo estudado pela SHIELD e que desperta o interesse do vilão Loki (Tom Hiddleston).


No último filme solo da primeira fase, somos introduzidos ao último dos grandes heróis que comporiam a equipe dos Vingadores: o Capitão América, interpretado por Chris Evans. Ocorrido na Segunda Guerra Mundial, o filme introduz o primeiro vingador e narra um pouco sobre a origem da SHIELD e da Iniciativa Vingadores. Ele também explora mais a respeito do Tesseract e de seu imenso poder, de como ele foi inicialmente cobiçado pelo vilão Caveira Vermelha (Hugo Weaving), de como ele caiu junto com o Capitão o mar Ártico e de como o cubo foi resgatado por Howard Stark (Dominic Cooper) e depois foi parar nas mãos da SHIELD.

Com todos os seus principais heróis devidamente introduzidos, a Marvel partiu para a sua maior empreitada: reunir todos eles em um único filme e fazer um dos maiores Crossovers de seu tempo. Com o Tesseract nas mãos de Loki, o grupo de heróis precisa se unir para evitar uma gigantesca invasão alienígena que visa destruir todo o mundo. Com personalidades tão diferentes dentro da equipe, a primeira união dos heróis resulta mais em brigas internas do que em trabalhos de equipe eficientes. Levando um tempo para se adaptarem às diferentes ideias de cada um, nem todos se tornam grandes amigos, mas a equipe é capaz de se unir para derrotar Loki e seu exército, e os Vingadores do Universo Cinematográfico são, oficialmente, formados.


FASE DOIS: ASSENTANDO O UNIVERSO E PREPARANDO A EXPANSÃO

Com os Vingadores já formalizados, a Marvel começou uma nova fase para realmente moldar o seu Universo, assentar os personagens principais e os coadjuvantes e traçar a história que uniria todos os seus filmes vindouros.

Ainda trabalhando com seus primeiros heróis, foram lançados em 2013 Homem de Ferro 3 e Thor: Mundo Sombrio, ambos com uma receptividade um pouco baixa entre os fãs. O terceiro filme de Tony Stark, e também seu último filme solo, serviu para traçar as consequências do ataque alienígena a Nova York, principalmente para a maneira como o herói via seu papel na proteção do mundo. Nesse filme, vemos um Tony mais apavorado e extremamente preocupado com as possibilidades do futuro, o que o leva a tomar atitudes mais protecionistas e nem sempre totalmente corretas em nome da defesa de todos, e essas ações tem importância extrema no futuro do herói dentro dos Vingadores. Já o segundo filme do Thor serviu para expandir um pouco mais o mundo e a história de Asgard, com a introdução de novos vilões lendários dentro do mundo do herói. Além disso, o filme revelou o Éter, a segunda das Joias do Infinito (a primeira sendo o Tesseract), relíquias espaciais que possuem valor extremamente importante para o Universo, mas que foram sendo reveladas aos poucos para o público.


Em 2014, foi lançado Capitão América: O Soldado Invernal, filme que apresentou uma grande reviravolta dentro do Universo Marvel ao introduzir o vilão tornado herói Buck Barnes, o Soldado Invernal, além de mostrar a queda da SHIELD, maior aliada dos Vingadores até então. O filme também foi importante por assentar eventos do passado que afetariam os heróis em filmes futuros, além de apresentar o herói Falcão, grande amigo de Steve Rogers, e os irmãos Pietro e Wanda Maximoff, mesmo que brevemente.



Ainda em 2014, a Marvel se afastou um pouco dos Vingadores para expandir-se para outras fronteiras, começando por sua fronteira cósmica. Ao introduzir os Guardiões da Galáxia, foi criado um vasto universo de possibilidades pelo fato de haverem, ao mesmo tempo que os Vingadores, outros heróis atuando em locais diferentes e mesmo em planetas diferentes. Com isso, novas linhas históricas foram criadas, algumas delas sem relação nenhuma com a primeira linha dos Vingadores, mas todas dando a certeza absoluta de que todas as histórias iriam se convergir em uma só.Guardiões da Galáxia também foi essencial para introduzir, definitivamente, o conceito das Joias do Infinito, ao mesmo tempo em que apresentava a terceira das pedras, a Joia do Poder, que foi a primeira a realmente ser tratada como o artefato que é, abrindo espaço para que todas as outras fossem sendo introduzidas com o passar do tempo sem a necessidade de ocultá-las como outros artefatos do universo.


Em 2015, os Vingadores se juntaram novamente em A Era de Ultron, que serviu como um momento de conflito dentro da equipe, agora enfrentando o vilão Ultron (James Spader), criado pelo próprio Tony Stark. O filme não foi muito bem recebido como continuação do primeiro Vingadores, mas serviu para solidificar os personagens da equipe e introduzir, definitivamente, a Feiticeira Escarlate e o Visão na equipe, ampliando ainda mais o hall de heróis presentes no Universo Marvel. O filme também levou o conceito das Joias até os Vingadores e levou Thor a deixar a equipe para procura-las pelo universo. Também nos foi introduzida a Pedra da Visão, agora sob a proteção do herói que leva seu nome. Com isso, os Vingadores já partiam para sua fase três cientes da ameaça que as joias representam e de importância de se localizá-las. Mas a fase dois ainda guarda um último filme, que continuou o processo de expansão do universo e nos mostrou um herói humano fora da equipe dos Vingadores: Homem-Formiga, estrelando Paul Rudd no papel principal. Funcionando mais como uma história de origem, o primeiro filme parece um pouco desconectado do restante do Universo, mas há a presença da mansão dos Vingadores e a clara deixa dada pelo Falcão de que o Homem Formiga rapidamente se uniria ao restante do grupo.



FASE TRÊS: EXPANSÃO TOTAL E CHEGADA ÀS GUERRAS INFINITAS

A terceira fase do Universo Marvel, a fase na qual os filmes se encontram agora, é a reta final para o confronto definitivo com o vilão Thanos. É um momento da história onde os Vingadores encontram-se relativamente separados, não exercendo toda a força que poderiam ter na defesa da Terra. Por esse motivo, os filmes dessa fase divergiram para outros heróis, até então não apresentados ao cinema, e que assumiriam um papel de protagonismo nas histórias que aconteceriam.

O marco inicial dessa fase foi o confronto entre o Capitão América e o Homem de Ferro em Guerra Civil. Após uma missão desastrosa em Lagos, os Vingadores são divididos diante da questão dos Acordos de Sokovia, que eles deveriam assinar para garantir que todas as suas ações seriam controladas pelo governo, evitando operações secretas que poderiam resultar em caos e descontrole. A grande maioria dos Vingadores apoiou o Capitão, e quando um novo atendado que resultou na morte do Rei T’Chaka de Wakanda foi colocado como responsabilidade de Buck Barnes, o Soldado Invernal, a tensão entre Steve Rogers e Tony Stark aumentou, levando os dois a se enfrentarem em um conflito. Ao final, uma cisão aconteceu no grupo, levando à criação de um grupo de Vingadores Secretos sob o comando do Capitão e o grupo oficial sob o comando do Homem de Ferro.


Guerra Civil também foi importante por dar mais passo no processo de expansão do universo, ao introduzir dois novos personagens que teriam grande importância na história e seriam mais explorados em seus filmes solos: o Pantera Negra (Chadwick Boseman) e o Homem Aranha (Tom Holland). A partir desse ponto, os próximos filmes do Universo Marvel explorariam heróis fora do círculo dos Vingadores, trazendo novas histórias, novas dimensões e novos ambientes para juntar ao cenário atual. O primeiro desses novos heróis foi o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), que nos apresentou ao conceito do multiverso e à presença dos magos no nosso mundo, responsáveis por proteger-nos de ameaças mais espirituais e poderosas. A presença do Doutor também foi importante para introduzir a quinta Joia do Infinito, a Joia do Tempo, fonte de poder para o artefato místico conhecido como O Olho de Agamoto.


Depois do Doutor Estranho, foi a vez dos dois heróis acima mencionados terem seus filmes solos. Primeiro, veio Homem Aranha: De Volta ao Lar, que serviu mais para introduzir o famoso herói, tão amado pelos fãs, dentro do universo. Também foi importante para mostrar um herói comum, com problemas comuns de todas as pessoas, e que se distancia um pouco dos super-humanos e milionários que integram os Vingadores. Em 2018, o Universo Marvel se expandiu para Wakanda em Pantera Negra, filme que introduziu o público a uma nova cultura dentro do universo dos heróis, mostrando o país isolado e extremamente avançado tecnologicamente, com uma vasta herança cultural e raízes tradicionais profundas e que, por isso mesmo, evita o contato com o resto do mundo.



Antes desses dois últimos filmes, contudo, fora lançado também Guardiões da Galáxia Vol. 2, que, apesar de trazer pouco acréscimo ao universo por si só, servindo mais como uma continuação do primeiro filme, também trouxe promessas referentes ao futuro da Marvel, principalmente ao introduzir a ideia da aparição de Adam Warlock no futuro próximo. Também foi lançado Thor Ragnarok, que finaliza o ciclo do deus do trovão e dos asgardianos e marca a aproximação final de Thanos e sua Ordem Negra.



Com Wakanda, os Vingadores e os Guardiões já introduzidos e caracterizados, o Universo Marvel está pronto para dar seu passo mais triunfal e introduzir as Guerras Infinitas e a busca desesperada por impedir Thanos de obter as Joias.

DEPOIS DA GUERRA

Ainda é muito incerto o que irá acontecer após o confronto com Thanos e a chamada Fase Quatro da Marvel. Vários filmes já estão confirmados para serem lançados, assim como novos heróis, como a Capitã Marvel e a Vespa. Também é certo que muitas das sagas solo dos heróis deverão continuar após Vingadores 4, como é mostrado pela confirmação de Guardiões da Galáxia Vol. 3.


Outra grande certeza para o futuro é o adeus aos heróis que até então comandavam o Universo Marvel. A maior chance existente é de que Thor, Capitão América e Homem de Ferro venham a morrer ou em Guerras Infinitas ou em Vingadores 4, encerrando definitivamente seus ciclos dentro do universo e abrindo espaço, inclusive, para que seus coadjuvantes assumam papéis mais centrais, como pode ser demonstrado pelas especulações sobre o filme solo da Viúva Negra e sobre a possibilidade de um filme com o Falcão e o Soldado Invernal, no qual Bucky provavelmente assumiria o manto de Capitão América.

Quanto aos heróis mais novos, é provável que alguns deles também venham a morrer, mas a expectativa é de que uma boa parte delas sobrevivam, visto que seus ciclos solo dentro do universo ainda poderiam ser bem mais expandidos, com novos vilões e a introdução de novos personagens que poderiam ir, cada vez mais, assumindo posições mais importantes dentro da história. No quesito de vilões, também é muito grande o número de formidáveis adversários que poderiam ser utilizados após Thanos para manter todo esse grande Universo Cinematográfico vivo, mas é provável que poucos consigam atingir o nível desse, visto não só que ele por si só é um dos vilões mais poderosos da Marvel, como também é um dos que possuíram a maior expectativa para finalmente aparecer.

Há ainda uma forte tendência de que, com a compra da Fox pela Disney no fim do ano passado, a entrada de outros grupos, como os X-Men e o Quarteto Fantástico, seja finalmente consolidada no Universo Marvel, e todos os heróis façam parte da mesma grande história.

E você? Quais são as suas expectativas para Vingadores Guerras Infinitas e para depois? Deixe nos comentários!

 

Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios

bottom of page