top of page

notícias sobre o mundo do entretenimento

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

DOCUMENTÁRIO PREMIADO MOSTRA A DEVASTAÇÃO QUE SE ESPALHA PELO CERRADO BRASILEIRO

  • Writer: Luís Henrique Franco
    Luís Henrique Franco
  • Jul 18, 2018
  • 2 min read


O diretor André D'Elia já é conhecido no universo dos documentários, por trabalhos como A Lei da Água e Belo Monte, Anúncio de uma Guerra. Em sua nova produção premiada na 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental 2018, Sertão Velho Cerrado, que chega aos cinemas no dia 9 de agosto, o diretor mostra como a agricultura e a pecuária estão transformando as áreas do Cerrado brasileiro, um dos maiores e mais antigos ecossistemas do nosso país, em pastos e zonas de plantio, afetando a qualidade do ar e do solo e a quantidade de água disponível para o abastecimento público.

O desmatamento é parte de uma política de expansão da agricultura industrial e da intensificação do uso de agrotóxicos no Centro-Oeste brasileiro. Por ser antigo e ter plantas de crescimento muito lento, uma vez destruído, o Cerrado não pode mais ser restaurado na plenitude de sua biodiversidade”, explica D’Elia. Com uma produção didática, o diretor explica o desmatamento e a maneira como ele é realizado "de acordo com a lei" do Novo Código Florestal, apesar de ser extremamente agressivo para o bioma.


O diretor comenta ainda a existência da macrorregião do Matopiba ou Mapitoba que envolve partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Fazendeiros do Sul e Sudeste foram incentivados a adquirir grandes áreas de Cerrado causando um processo de concentração fundiária. Um único fazendeiro possui mais de 100 mil hectares de terra, com desmatamento recorde, expulsão de agricultores familiares e agravamento da desigualdade social”, alerta.

Com entrevistas e comentários de biólogos, ambientalistas, prefeitos e do mestre espiritual Prem Baba, além da participação de Reynaldo Gianecchinni e Juliano Cazarré, o documentário produzido pela Cinedelia e pela O2 Filmes é um alerta para a devastação causada em todos os nossos biomas e a dificuldade da natureza em se recuperar de maneira efetiva contra a ação de agricultores e pecuaristas. Confira o trailer!


Informações e mídias fornecidas por: O2 Filmes

 

Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios

Confira também nosso Instagram: @flittv

bottom of page