top of page

notícias sobre o mundo do entretenimento

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

A FESTA - ELEGANTE E SUTIL EM SUA MANEIRA DE RIR DAS TRAGÉDIAS

  • Writer: Luís Henrique Franco
    Luís Henrique Franco
  • Jul 20, 2018
  • 2 min read


Após ser indicada para o Ministério da Saúde, Janet (Kristin Scott Thomas, de O Paciente Inglês e O Destino de uma Nação), uma integrante idealista de um partido de oposição que já se mostra muito distante de suas motivações originais, organiza uma festa particular para celebrar o evento com alguns de seus amigos mais íntimos. Enquanto se preocupa com sua candidatura e com a festa, seu marido Bill (Timothy Spall, da saga Harry Potter), que sempre lhe apoiou, parece demonstrar-se um pouco alheio a tudo no dia em questão. Em pouco tempo, o que era para ser um evento festivo entre o casal e seus cinco amigos próximos torna-se uma algazarra confusa à medida em que os segredos mais sombrios de cada um vão sendo aos poucos revelados.

Dirigido por Sally Potter, o filme é uma comédia refinada que busca inspiração em outros filmes do gênero no cinema britânico, encontrando raízes em clássicos da década de 60 e 70. A própria estética de A Festa, com cenas completamente em preto e branco, parece evocar esse lado clássico. A narrativa adequa-se perfeitamente ao espaço mínimo da ação, restrito à sala, ao jardim e ao banheiro da casa, com algumas poucas cenas acontecendo na cozinha. Isso concede um ar bastante intimista que nos faz sentir como membros desse grupo seleto e, assim, partilhadores dos segredos ali revelados.

O humor é certamente um dos maiores triunfos do longa, capaz de nos fazer rir das desgraças e tragédias que envolvem os presentes sem, contudo, apelar para algo extremamente expositivo, mas usando apenas da situação, das teorias e das falas ácidas dos personagens (ponto no qual a personagem April, vivida por Patricia Clarkson, se destaca acima de todos os outros). Através da ironia, são exploradas críticas à situação política atual, na Grã-Bretanha e no mundo, além de debates sobre os relacionamentos amorosos de longa duração, a vida e a morte, o ceticismo e o espiritualismo, os movimentos sociais em diferentes gerações e muitos outros aspectos que permeiam a sociedade moderna.


Com um elenco de estrelas que reúne ainda Bruno Ganz (A Queda - As Últimas Horas de Hitler), Cilliam Murphy (Batman Begins) e Emily Mortimer (Expresso Transiberiano), A Festa é uma comédia sutil e agradável que não se vale de situações exageradas e humilhantes para provocar o riso e que é capaz de levar seu expectador a pensar e refletir sobre a atualidade nas relações entre pessoas. Para os interessados, o longa, distribuído pela A2 Filmes e pela Mares Filmes, estreia no dia 26 de julho nos cinemas.


 

Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios

Confira também nosso Instagram: @flittv

bottom of page