CRÍTICA - JOVENS TITÃS EM AÇÃO! NOS CINEMAS
- Clara Sangiorgio
- Aug 23, 2018
- 2 min read
Updated: May 23, 2019

A comédia em forma de animação apresenta o time de combatentes adolescentes da DC Comics: Ciborgue, Mutano, Estelar e Ravena e Robin (sim, o ajudante do Batman), que lutam contra o crime e se divertem ao mesmo tempo. Mas parece que isso não é o suficiente para serem reconhecidos como heróis e poderem ser estrelas de cinema como os seus companheiros de profissão. Frustrados com o status de subordinados, Robin e o time entram em uma empreitada para alcançar o tão sonhado status e o mais importante: estrelarem um filme de super-heróis!
“Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas” tem o mesmo ar piadista e colorido de sua série homônima que vai ao ar pelo Cartoon Network, fazendo alusão às séries de heróis antigas, como Batman e Mulher-Maravilha, e ao mesmo tempo oferecendo contraste com os filmes sombrios que a DC Comics gosta de trazer aos cinemas atualmente. Mesmo com essa diferença abismal entre a animação e os live-action, Jovens Titãs se passa em um mesmo mundo onde esses filmes, ou simulacros deles, não apenas existem, mas criam um ramo na indústria cinematográfica onde literalmente todo super-herói tem seu próprio filme - exceto os negligenciados protagonistas dessa aventura.

O ponto alto é a metalinguagem muito bem construída que, sem perder a graça, dirige comentários sobre o estado atual da “indústria de super-heróis” e do entretenimento de maneira geral. Ao falar sobre o cinema e os filmes baseados em histórias em quadrinhos e heróis, é entregue ao público inúmeras referências a este mundo e à cultura pop: é como se Jovens Titãs fosse um Deadpool de censura livre.
Cheio de piadas com a rival Marvel, easter-eggs e cameos (alguns melhores escondidos do que outros), a primeira metade da animação não se atém tanto ao enredo, e sim às parodias e referências que o público se diverte encontrando. Já da segunda metade até o final, tudo se volta em resolver o conflito principal dos nossos heróis, mas obviamente sem deixar de existirem coisinhas para os fãs procurarem.

Apesar de tudo isso, ele não deixa de ser e se comportar como um filme infantil, engraçado e com uma narrativa leve – e com diversas piadas sobre bumbuns – que arranca risos facilmente com bobagens. Sendo assim, a proposta de Jovens Titãs em Ação! É entreter e divertir facilmente todos os públicos, desde crianças até adultos, trazendo consigo uma adorável mensagem sobre o valor da amizade.
“Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas” estreia em todo país dia 30 de agosto distribuído pela Warner Bros. Pictures.
Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios
Confira também o nosso Instagram: @Flittv