PÉ PEQUENO, CORAÇÃO GIGANTE
- Everton Salzano
- Sep 27, 2018
- 2 min read
Updated: May 23, 2019

A vida de “Migo” vira de ponta cabeça quando encontra um “pé pequeno”, que é a forma mística que sua tribo Yeti chama os “humanos” em suas lendas aterrorizantes. Desacreditado por todos, ele vai em busca desse ser estranho e em sua jornada descobre um mundo bem maior que seu vilarejo, o que ameaça a posição do líder de seu bando de continuar sendo o único dono da verdade.
Frases como “A Ignorância é uma benção” e “Conhecimento causa questionamento” se opondo em momentos do filme deixam claro o conceito filosófico que o enredo se propõe a passar. Em uma versão lúdica do “Mito da Caverna” de Platão, a tribo vive isolada no topo de uma montanha, que acreditam ser acima das nuvens, e segue o que está escrito em pedras, sendo que a mais antiga delas diz que “Não é permitido contestar uma pedra e coisas ruins acontecem com quem faz isso”.

Cegos pela ignorância e o comodismo, a tribo não questiona o modus operandi de suas rotinas e se recusa a aceitar o novo. É genial ter todo esse contexto inserido no meio de uma bela história de amizade em que criaturas fofas entendem o quanto se pode somar ao trocar conhecimento com o outro.
Com uma linguagem atual sem forçar a barra, o filme tem bons momentos cômicos que saem da caixinha do humor infantil repetitivo. É espontâneo rir do choque de culturas apresentado enquanto o roteiro provoca o questionamento da relatividade dos pontos de vista. Desconstruindo a “inocente” raiz dos estereótipos baseados em pré-conceitos, a história valoriza a importância de respeitar as diferenças.

Ao contrário do elenco internacional com nomes de peso como Channing Tatum (Magic Mike), Zendaya (O Rei do Show), James Corden (8 Mulheres e Um Segredo), LeBron James (Astro da NBA) e Gina Rodriguez (Jane The Virgin), a dublagem nacional apostou em profissionais do próprio meio e escalou apenas um ator convidado (Wellington Muniz).
Um elenco extremamente competente e uma tradução minuciosamente bem adaptada ao contexto nacional deixam as figuras dos “Yetis” tão próximas que é como se já fizessem parte do nosso folclore.
Destaque para a incrível trilha sonora assinada pelo brasileiro Heitor Pereira, musicista vencedor do Grammy que foi responsável pela música da trilogia “Meu Malvado Favorito”. De forma leve, a sonoridade não perde seu fator lúdico enquanto mixa estilos diferentes, trazendo referências que vão de Queen (na clara homenagem á “Under Pressure” em “Percy’s Pressure”) ao rap à la “Hamilton” em “Let it Lie”.
Uma animação fofa e divertida para crianças com uma forte e necessária mensagem de empatia para todos.
“Pé Pequeno” é uma animação da Warner Bros Pictures e chega aos cinemas brasileiros em 27 de Setembro.
Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.yotuube.com.br/flitstudios
Confira também o nosso Instagram: @Flittv