top of page

notícias sobre o mundo do entretenimento

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

O DOUTRINADOR - O SISTEMA CORROMPE A TODOS

  • Writer: Clara Sangiorgio
    Clara Sangiorgio
  • Oct 25, 2018
  • 2 min read

Updated: May 23, 2019



Devo admitir que fui ao cinema temerosa, do tanto que havia lido sobre o filme e a HQ de mesmo nome escrita por Luciano Cunha, em 2008 . Acreditei que veria um filme com uma agenda antipartidária forte, dada especialmente pelo momento político de polarização que estamos vivendo. Além do mais, outros filmes nacionais que abordam a mesma temática falham nesse quesito, sendo quase que totalmente parciais.

A trama conta a história de Miguel (Kiko Pissolato, de Avenida Brasil na TV Globo e Os 10 Mandamentos da Rede Record), policial membro da Divisão Especial Armada, uma espécie de Forças Especiais brasileira, que assume a identidade secreta do Doutrinador quando vê sua filha morrer por negligência da saúde pública, que sofre com o desvio de verbas por parte de políticos corruptos. Ajudado pela hacker Nina (Tainá Medina), ele então decide perseguir e matar cada um dos envolvidos no caso. A premissa é muito semelhante à do Punisher (Justiceiro) da Marvel: um “oficial” que perde sua família para o crime organizado e busca vingança. No entanto, a história é trazida para a realidade brasileira, mas a revolta do Doutrinador não é uma egoísta, ela é uma revolta de todos nós.


Voltando ao meu medo de o filme ser contra um partido e não crítico à política, fui surpreendida positivamente. “O Doutrinador” não critica um político ou um partido como eu (e muitas pessoas no reino da internet diga-se de passagem) esperava. Ele não se preocupa nem em criticar somente o sistema político, mas sim critica o sistema brasileiro de fazer as coisas acontecerem como um todo.

A produção do filme deve ser louvada: é um filme de herói brasileiro com pique hollywoodiano, com cenas de ação muito bem coreografadas e bastante sangue para deixar qualquer fã do gênero animado. Em especial a fotografia e a trilha sonora chamam a atenção por serem completamente diferentes do padrão já batido de filmes nacionais. No entanto, em alguns momentos as falas parecem um pouco travadas, quase como se elas fossem soar cool se fossem ditas em inglês.


“O Doutrinador” é a personificação do desespero e descrença da população em seu sistema, é a vontade que temos todos os dias de “explodir Brasília”, mas a mensagem final é impactante: a mudança começa por baixo. Sei que muitos estão com a expectativa de ir ao cinema e ver nos personagens, justiceiros ou políticos, a imagem de candidato x ou y, mas a mensagem passada é maior que isso, e eu espero que todos enxerguem isso.


O Doutrinador é dirigido por Gustavo Bonafé e estreia em todo o país dia 1 de novembro com produção da Downtown Filmes e Paris Filmes. Confira o trailer:


 

Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios

Confira também o nosso Instagram: @Flittv

bottom of page