DENTRO DO ARANHAVERSO: AS VERSÕES ALTERNATIVAS DO HOMEM-ARANHA!
- Luís Henrique Franco
- Jan 10, 2019
- 8 min read

Criado por Stan Lee e Steve Ditko, o Homem-Aranha logo se tornou o herói mais popular da Marvel. Peter Parker conquistou inúmeros fãs não só pelo seu carisma, mas pela maneira como também retratava problemas do dia-a-dia das pessoas comuns, alimentando a ideia de que qualquer um pode ser um herói.
Ao longo dos anos, o herói já conquistou triunfos, fez parte dos Vingadores, lutou contra o Homem de Ferro, enfrentou inúmeros vilões e triunfou, foi morto e ressuscitou e diversas outras aventuras. Peter Parker se tornou famoso, mas ele não é o único que já vestiu o traje do herói. Confira conosco outras personalidades que atendem pelo nome de Homem-Aranha, algumas pertencentes a diferentes terras e dimensões criadas pela Marvel e que, quando juntas, compõem o Aranhaverso.
MILES MORALES

Um dos principais nomes do Aranhaverso atualmente é Miles Morales, um rapaz latino de origem humilde que, assim como Peter Parker, foi picado por uma aranha radioativa e obteve poderes. Miles assumiu o manto do Homem-Aranha após Peter Parker ser morto em um confronto contra o Duende Verde na saga Ultimate.
Negro e latino, Miles foi um passo importante na introdução de minorias no Universo Marvel. Lutando contra os mesmos problemas sociais que afetavam o Homem-Aranha original, Miles também luta contra a discriminação, ao mesmo tempo em que tenta assumir cada vez mais o papel de super-herói que lhe foi incumbido. Seus poderes são semelhantes aos de Peter, mas Miles possui também uma capacidade de camuflagem e o controle sobre a eletricidade natural que seu corpo produz e usá-la para ataque.
Muito mais do que “um golpe de publicidade baseado no politicamente correto”, Miles Morales foi um personagem que cresceu com os anos, assumindo cada vez mais a identidade e as lutas do Homem-Aranha. Sua jornada começa basicamente do zero, sem nada de bagagem vinda das décadas de existência do Homem-Aranha. De certa forma, sua introdução foi um novo começo para o herói, que se viu renovado para um novo público que, rapidamente, abraçou a nova identidade do personagem. Após anos ganhando destaque nos quadrinhos, Miles finalmente obteve seu papel no cinema, sendo o protagonista da animação Homem-Aranha no Aranhaverso.
GWEN STACY

No universo Marvel mais antigo, Gwen Stacy foi a primeira namorada de Peter Parker, morta pelo Duende Verde em um dos momentos mais cruéis e marcantes das histórias em quadrinhos. No Aranhaverso, porém, ela assumiu o manto do herói e se tornou conhecida como Spider-Gwen.
Nesse novo universo, Gwen é quem é mordida pela aranha radioativa e ganha os poderes que a fazem ser a Mulher Aranha. Nesse cenário, Peter Parker continua como um garoto comum, que continua a sofrer bullying e que idolatra a heroína, sendo apaixonado por ela. Não há nenhuma maneira de ele conseguir o manto do herói nesse universo, já que em uma das aventuras de Gwen, Peter acaba se transformando no vilão Lagarto e, após um confronto com a heroína, é morto, fazendo com que a Mulher Aranha passe a ser vista como uma criminosa e adote a postura de uma anti-heroína dentro dos quadrinhos.
As histórias da Spider-Gwen são interessantes por trazerem de volta à vida uma personagem tão clássica e, ao mesmo tempo, há muito esquecida dentro dos quadrinhos. Por causa do sucesso de Mary Jane, Gwen Stacy assumiu um lugar sombrio ao lado do Tio Ben como as duas personagens do Universo Marvel que nunca retornam na história oficial. Ainda assim, a presença da personagem nesse universo alternativo, ainda mais como uma heroína que, assim como Peter, também possui inúmeros problemas em sua vida, deu um toque de novidade e um sopro de vida à personagem.
SEDA (CINDY MOON)

No começo, a personagem Seda era uma entidade sem rosto conhecido, que fazia aparições pequenas nas séries do Homem-Aranha publicadas no ano de 2014. Com o tempo, a personagem foi ganhando maior destaque, até que sua identidade foi revelada como sendo Cindy Moon, uma garota que foi picada pela mesma aranha radioativa que deu a Peter Parker seus poderes.
Sem um guia para instruí-la, Cindy foi aprisionada por Ezekiel Sims em um depósito, para a sua própria proteção segundo lhe disseram. Para Sims, Cindy corria risco de ser perseguida por Morlun um vampiro psíquico que era inimigo do Homem-Aranha. Quando Peter Parker a libertou, Seda se uniu a ele na luta contra os vilões, derrotando a Gata Negra e o Eletro. Depois disso, ela ajudou a combater Morlun quando ele decidiu dar um fim a todos as identidades do Homem-Aranha dentro do Aranhaverso.
Com poderes semelhantes aos de Peter, Cindy possui seus sentidos, reflexos e velocidade muito mais ampliados do que os dele, além de possuir garras retráteis e a capacidade de lançar teias pelas pontas de seus dedos. Além disso, Seda também possui uma grande memória eidética, sendo capaz de memorizar até os menores detalhes de coisas vistas. Tendo já atuado como aliada, anti-heroína e até como vilã, ela é uma das personagens mais atuantes do Aranhaverso atualmente e, embora não apareça na animação Homem-Aranha no Aranhaverso, ela estará em um spin-off do filme centrado em Gwen Stacy e em outras personagens femininas do universo do Aranha.
HOMEM-ARANHA SUPERIOR

Houve uma época em que o traje do maior herói da Marvel foi vestido por um de seus mais notórios vilões. À beira da morte, Otto Octavius, o infame Doutor Octopus, atraiu Peter Parker para uma armadilha e conseguiu trocar a sua mente com a do herói, ocupando seu corpo e deixando Peter para morrer em seu velho corpo. Contudo, em seu último suspiro, o Homem Aranha original conseguiu mostrar ao seu rival tudo pelo qual ele vinha lutando durante todo aquele tempo, o que levou Otto a repensar sua atitude e seguir uma vida de herói. Só que ele não seria apenas o Homem Aranha. Ele queria ser mais. Queria ser superior.
O Homem-Aranha Superior deu continuidade à luta de Peter Parker contra o crime, mas fazia isso à sua maneira, o que implicava em ações mais duras e violentas contra os bandidos. De certa forma, a consciência do dever e do que é certo do herói original se misturou à consciência de vilão de Otto, transformando o Homem-Aranha em um anti-herói que chegou a fazer um relativo sucesso em seu tempo.
O Homem-Aranha de Otto ultrapassou algumas barreiras estabelecidas para Peter Parker. Mais ganancioso e ousado, era um herói que não tinha problemas em matar aqueles contra quem lutava se fosse necessário. Apesar de seu sucesso, porém, seu final foi pouco digno, com o ex-vilão percebendo o quanto suas ações haviam prejudicado a cidade e impulsionado o ataque final do Duende Verde. Consumido por essa culpa, Otto Octavius permite que a consciência de Peter Parker retorne a seu corpo, e o antigo Homem-Aranha reaparece mais uma vez.
MIGUEL O’HARA

Miguel O’Hara é o Homem Aranha que vive na realidade que se passa no distante ano de 2099. Nesse mundo, ele é um geneticista que trabalha para a Alchemex Corporation e que recebe a missão de criar um super-soldado para o serviço militar. Em suas pesquisas, ele descobre o DNA de Peter Parker e o usa para criar seu soldado. Em um acidente durante a pesquisa, Miguel acaba entrando em contado com o material, fazendo com que ele herde os poderes do Homem-Aranha original.
Dentro dessa dimensão futurista com um estilo cyberpunk, o Homem-Aranha de Miguel O’Hara foi um dos primeiros heróis que comporia esse novo universo. Ele também foi o primeiro personagem latino-americano a assumir o manto do Aranha. Além dos poderes originais do herói, Miguel também obteve a capacidade de lançar teia naturalmente de seu antebraço, garras retráteis que saíam de seus dedos e peçonhas capazes de envenenar seus inimigos. Contudo, o geneticista não gostou muito da ideia de ser herói e pretendia se livrar das habilidades, mas como a posse das mesmas o fez ser perseguido pela maligna corporação Alchemex, ele foi forçado a lutar por sua sobrevivência e combater o mal que a corrupção da empresa espalhava.
Infelizmente, os quadrinhos que se passavam em 2099 obtiveram vendas baixas, o que levou o Homem-Aranha de 2099 a ser cancelado em 1996. O personagem, contudo, foi trazido de volta em 2014, onde passou a atuar ao lado do Homem-Aranha Superior até receber novamente sua própria história.
BEN REILLY

Essa versão do Homem-Aranha fez sua aparição nos quadrinhos em 1975. Contudo, ele não começou suas aventuras como um herói propriamente dito. Na realidade, Ben Reilly era um clone de Peter Parker, criado pelo vilão Chacal para enfrentar o herói. O motivo da rivalidade entre as duas versões se deu porque Reilly acreditava ser o Homem-Aranha real e, por influencia do vilão, acreditou que Peter era a versão falsa e maligna.
Com os mesmos poderes, Reilly é um clone perfeito de Peter e faz parte de uma das aventuras mais famosas e bem-sucedidas da Marvel, A Saga do Clone. Ele tenta ser um herói assim como a versão real, mas como é ludibriado pelo vilão Chacal, acaba atacando o verdadeiro herói.
O confronto entre os dois nos quadrinhos tem resultados catastróficos que levam à morte de Reilly. Contudo, como ninguém no universo Marvel fica morto para sempre, o clone reapareceu após alguns anos. Foi revelado que Reilly sobrevivera ao conflito e se exilara após descobrir a verdade sobre sua identidade. Nos anos 90, ele regressou de seu exílio e assumiu a identidade de Aranha Escarlate
MAY PARKER

Em uma das dimensões futuristas da Marvel, o longo relacionamento entre Peter Parker e Mary Jane Watson finalmente rendeu bons frutos. Casados, os dois possuem uma filha, batizada em homenagem à Tia May, importante personagem nas histórias do Homem Aranha original. Nesse universo, porém, a filha dos dois herdou as características e os poderes de seu pai, tornando-se a mais nova Spider Girl.
Nessa realidade, Peter se aposentou da vida como herói para constituir sua família sem expô-la aos riscos de suas aventuras anteriores. Contudo, quando sua filha começa a desenvolver seus poderes, ela passa a usar o manto do Aranha, contra a vontade de seu pai, e a combater o crime da mesma maneira que Peter fazia, inclusive confrontando novas versões de vilões clássicos, como Normie Osborn, neto do primeiro Duende Verde.
May Parker faz parte de um futuro alternativo, e não da história oficial da Marvel. Na versão oficial, Peter e Mary Jane também chegam a esperar um bebê, mas esse morre antes de nascer, devido à incompatibilidade genética do DNA mutado de Peter. Nessa versão alternativa, a Spider Girl representa uma possível nova identidade para um herói clássico, e a passagem do manto do Aranha para uma nova geração familiar.
PETER PORKER

Nem todas as dimensões criadas pela Marvel apresentam personagens apenas humanos. Em uma de suas inúmeras Terras, a Marvel decidiu criar um mundo onde os seres racionais são, na verdade, os animais. Obviamente, os heróis também seriam animais, o que inclui o Homem Aranha, nesse cenário uma aranha normal que, após inventar um secador de cabelo radioativo, acaba se transformando no Porco Aranha.
Possuindo todos os poderes normais do Homem-Aranha, o Porco-Aranha mantém suas habilidades de aranha no corpo de porco, sendo capaz, assim, de usar seus poderes para combater o crime em sua dimensão, adotando o nome de Presunto-Aranha. Sim, você leu certo. O grande herói da Terra-8311 se apresenta pelo nome de Presunto-Aranha. Um belo material para piadas, não é mesmo? Pois é. O Presunto-Aranha não foi realmente levado a sério pela comunidade, resultando em uma grande diversidade de piadas feitas inclusive em outras mídias. Uma delas inclusive marcou presença no filme dos Simpsons.
Ainda assim, o Presunto-Aranha é uma versão oficial do herói e vive suas próprias aventuras como qualquer outra versão do herói. A Marvel leva essa versão tão em conta que colocou o herói dentro de seu filme animado Homem-Aranha no Aranhaverso, junto com diversas outras versões famosas do Homem-Aranha. Quer conhecer um pouco mais desse herói tão incomum? Não perca Homem-Aranha no Aranhaverso, que estreia 10 de janeiro nos cinemas.
E você, qual a sua versão favorita do Homem-Aranha? Esquecemos de mencionar alguma versão importante? Deixe nos comentários sua opinião!
Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios
Confira também o nosso Instagram: @Flittv