AS MUITAS FASES DO XENOMORFO
- Luís Henrique Franco
- May 11, 2017
- 5 min read
Updated: May 7, 2019

Presente na história do cinema desde 1977, o Xenomorfo, criatura que fez sua primeira aparição no filme Alien, de Ridley Scott, é um dos maiores sucessos entre os monstros espaciais lançados por Hollywood. Equipado com uma grande quantidade de técnicas e evoluções que o ajudam a sobreviver, como uma pele extremamente grossa, sangue ácido e uma longa cauda terminada em ferrão, o Xenomorfo se alimenta de qualquer criatura viva e possui a furtividade e o instinto predatório para caçar o que quiser.
Como em uma colônia de formigas, um ninho de aliens é construído em torno de uma rainha que comanda todos os outros e que é responsável por botar os ovos que originaram seus filhos. Cada um deles possui a mesma missão: garantir a sobrevivência da rainha e da colônia e trazer alimentos e presas para serem oferecidas à rainha. Para executar essas funções, cada membro da colônia possui uma função específica que determina suas características. O tipo de Xenomorfo, porém, não importa nos primeiros estágios de vida, pois todos os aliens passam pelas mesmas fases de desenvolvimento:
Fase 1 (Ovo)
Logo após saírem do útero da rainha, os xenomorfos permanecem em estado de hibernação dentro de ovos grandes e de aspecto gosmento. A casca desses ovos é grossa e semelhante ao couro, e em seu topo há uma grande abertura no formato de um “X”, o que dá a eles um aspecto de botão de flor. A presença de algum outro ser vivo no ninho “ativa” as crias adormecidas, e a abertura em “X” se abre, permitindo ao filhote sair.

Fase 2 (Facehugger)
O alien já fora do ovo. Sua aparência inicial é completamente diferente da de um adulto, sendo semelhante a um aracnídeo com uma longa cauda. Essa pequena aranha pálida persegue qualquer ser vivo e salta em seu rosto, prendendo-se a ele e passando a controlar sua respiração e sinais vitais. É durante esse período que o Facehugger deposita o embrião no corpo do hospedeiro. Uma vez que isso é feito, ele se solta do rosto da vítima e morre.

Fase 3 (Estoura-peito)
Dentro do hospedeiro, o embrião se desenvolve por um curto período de tempo. Uma vez completado seu desenvolvimento, ele salta para fora através do peito do ser vivo, matando-o como consequência. A criatura que sai do corpo tem o aspecto de uma pequena cobra cega de pele pálida, que bisca imediatamente a proteção de um ambiente escuro, comendo tudo o que puder até começar a crescer e trocar de pele.

Fase 4 (Xenomorfo)
A forma adulta final, um ser de pele negra e grossa, com aspecto de serpente e um crânio alongado e extremamente resistente. Possui braços e pernas, ao contrário do estoura-peito, e sua cauda apresenta um afiado ferrão, sua grande arma de defesa. Apesar de imenso, o adulto é capaz de se esgueirar por espaços apertados e surpreender até a mais atenta das vítimas.

Enquanto ainda é um embrião, o alien pode absorver características do ser vivo hospedeiro, tornando-se diferenciado e mais propício à realização de certas atividades. Os diferentes tipos de xenomorfos possuem comportamentos diferentes e exercem funções variadas dentro do ninho. A mais comum das formas adultas é o Zangão, a forma original vista no filme O Oitavo Passageiro (1977) e originário de hospedeiros humanos. É o trabalhador comum do ninho e um caçador extraordinário, capaz de se esconder em locais escuros e apertados e manter-se imóvel por um grande período de tempo, confundindo sua presa. Costuma levar seus abates ainda vivos para o centro do ninho, para oferecê-los aos facehuggers para a criação de novos aliens. Apesar de caçar muito bem em grupo, é perfeitamente equipado para viver isolado ou distante de casa.
O Guerreiro é uma forma evoluída e mais poderosa do que o Zangão, geralmente responsável pela proteção da rainha e do ninho. Como qualquer xenomorfo, é um hábil caçador mesmo quando sozinho, embora prefira atuar em bando. Como visto em Alien: O Resgate, são capazes de cuspir o próprio sangue contra os inimigos e, quando mortos, explodem, espalhando ácido para todos os lados.

Alguns guerreiros evoluem para Guardas Reais, sendo totalmente responsáveis pela proteção da rainha e capazes de controlar seus parentes menores. Como os Zangões, os Guerreiros também são originários de presas humanas, mas acredita-se que estes derivem de um tipo de Facehugger maior e mais forte.
Menores que seus primos, os Corredores foram introduzidos em Alien 3, quando um Facehugger normal se prendeu ao rosto de um cachorro. Anda sobre quatro patas e, como um Zangão, atua na caça de presas para alimentação e para o ninho. Menor e mais fraco, mas muito mais ágil e rápido, o Corredor é extremamente adaptado para perseguição e é capaz de se locomover com facilidade, mesmo por locais estreitos.

O último e mais poderoso tipo de xenomorfo é a Rainha, introduzida em Alien: O Resgate. Gigantesca muito mais pesada que qualquer um de seus filhos, ainda é uma predadora eficiente, capaz de usar sua força para sobrepor enormes obstáculos e com uma incrível resistência que a faz muito difícil de ser morta. Em geral, passa sua vida inteira no centro do ninho, botando ovos que saem de uma grande bolsa, seu útero. Quando sua prole é ameaçada, porém, é capaz de se desconectar desse útero e perseguir seu agressor com um ímpeto que a faz um dos aliens mais perigosos já vistos.

Desesperada por querer fazer do xenomorfo uma arma, a empresa Weyland-Yutani clonou o último hospedeiro humano de um embrião de Rainha, um dos mais raros de serem vistos, e criou tanto a pessoa quanto a criatura em um ambiente controlado. Em Alien: A Ressurreição, por causa dessa criação conjunta, a Rainha assumiu uma parte do DNA humano, deixando de botar ovos e engravidando de seu filho mais poderoso. Esse Híbrido, meio homem e meio alien, possui a pele pálida e um andar semelhante ao de um humano, não possuindo a cauda e a segunda boca de seus primos. Possui, no entanto, uma força excepcional nas mãos e na mandíbula, tornando-o um eficiente carnívoro lutador.

Outra forma de híbrido dessa espécie é o Predalien, visto na franquia Alien vs Predador, cujo embrião se desenvolve dentro de um hospedeiro da espécie Yautja, popularmente chamada de Predadores. O Predalien é extremamente inteligente e forte, apresentando todos os aspectos do Xenomorfo e a cabeça e força de um Yautja. Possuindo também aspectos de uma Rainha e de Facehugger, é capaz de colocar Estoura-peitos diretamente dentro do hospedeiro, sem a necessidade de ovos. Também é capaz de colocar mais de um embrião dentro do mesmo hospedeiro.

Todas as evoluções do Xenomorfo derivam de um ancestral comum, o Protoxenomorfo, uma espécie primitiva, que deriva de um embrião desenvolvido em uma espécie alienígena conhecida como Engenheiros, introduzida em Prometheus. Menor e mais ágil, o Protoxenomorfo não possui a dupla mandíbula de seus primos, mas um único par de mandíbulas que podem se projetar para fora. Sua cabeça não é alongada, mas possui o aspecto de uma barbatana de tubarão.

O Protoxenomorfo fará sua primeira aparição nos cinemas no filme Alien: Covenant.
Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitpictures
:P
Comments