IN MEMORIAM: FAMOSOS QUE PARTIRAM EM 2019
- Luís Henrique Franco
- Jan 1, 2020
- 27 min read
Updated: Jan 26, 2020
A morte é algo inevitável para todos nós, e chegará a todos em algum momento. É triste quando perdemos alguém que amamos, e o medo de morrer é algo bastante comum entre nós. No mundo do cinema, da TV e do entretenimento, essa realidade também é extremamente presente, e pode ser doloroso ver rostos que nós conhecemos de filmes, séries e shows partindo. Listadas abaixo, estão algumas das celebridades que partiram em 2019, e que farão falta para todos nós.
MARCIANO

Conhecido como "O Inimitável", José Marciano foi um dos maiores nomes da música sertaneja e fez grande sucesso entre os anos 70 e 90 como parte da dupla João Mineiro & Marciano, com sucessos como Ainda Ontem Chorei de Saudade, Se Eu Não Puder te Esquecer e Aline. Suas músicas foram um grande sucesso e foram regravadas por inúmeros artistas, incluindo a dupla Chitãozinho & Xororó. Marciano concorreu em 2004 pelo Grammy Latino de Melhor Disco de Música Romântica com o CD "Meu Ofício é Cantar".
Em carreira solo desde 1993, quando se separou de João Mineiro, Marciano tinha começado uma nova dupla com o cantor Milionário em 2016, e no mesmo ano lançou o álbum "Lendas ao Vivo". Em 18 de janeiro de 2019, Marciano foi vítima de um infarto fulminante e faleceu em sua casa, em São Caetano do Sul, aos 73 anos.
MARCELO YUKA

Músico, compositor e ativista, Marcelo Yuka ficou extremamente conhecido como um dos fundadores da banda O Rappa, grupo que tinha um forte cunho social e que obteve grande sucesso nacional em 1996 com o lançamento do álbum "Rappa Mundi", que continha algumas das músicas mais famosas do grupo e de maior preocupação social, a grande maioria delas composta por Yuka, como Pescador de Ilusões e A Feira. Por causa de suas letras contundentes, Yuka se tornou um dos maiores nomes na banda.
Em 2000, foi vítima de um assalto que o deixou paraplégico e impossibilitado de tocar, o que levou á sua saída de O Rappa. Desce então, se engajou em questões sociais, fundando a banda F.U.R.T.O. com base em um projeto social homônimo. Yuka também foi candidato e vice-prefeito do Rio de Janeiro em 2012, pela chapa de Marcelo Freixo do PSOL.
Vítima de dois AVCs, Yuka estava internado desde o dia 4 de janeiro e faleceu no leito em 18 de janeiro, vítima de uma infecção generalizada. Ele tinha 53 anos.
CAIO JUNQUEIRA

Caio Junqueira foi um ator brasileiro que atuou tanto no cinema quanto na TV. Fez diversas aparições em novelas da Globo, como Desejo, Barriga de Aluguel, Aquarela do Brasil, O Quinto dos Infernos, O Clone e Um Só Coração. Também participou de seriados como A Vida como Ela É e Sexo Frágil e ganhou maior destaque na TV na readaptação de A Escrava Isaura, de 2004.
No cinema, atuou em filmes como Zuzu Angel, Abril despedaçado, Central do Brasil e O Que é Isso, Companheiro?, e em 2007 participou do filme que lhe rendeu seu papel mais famoso, o do soldado 06 em Tropa de Elite.
Em 16 de janeiro, Caio Junqueira sofreu um grave acidente de carro no Aterro do Flamengo e foi levado ao hospital. Ele morreu uma semana depois, em 23 de janeiro, aos 42 anos.
JAMES INGRAM

James Ingram foi um cantor, compositor e produtor estadounidense. Primeiramente conhecido como um cantor de estúdio, ganhou fama nos anos 80 por conta de suas colaborações com outros artistas como Ray Charles, Patti Austin, Natalie Cole e Kenny Rogers.
Em 1981, ganhou o Grammy de Melhor Vocalista de R&B por seu trabalho no álbum "The Dude", de Quincy Jones. Em 1983, lançou seu álbum de estreia solo, "It's Your Night", que continha o single There's No Easy Way, um de seus maiores sucessos. Por seu trabalho ao longo dos anos, recebeu três indicações ao Oscar e ganhou mais um Grammy por seu dueto com Linda Ronstadt, Somewhere Out There. James Ingram faleceu em 29 de janeiro de 2019, aos 66 anos de idade, vítima de um câncer cerebral.
ALBERT FINNEY

Ator britânico, Albert Finney estreou no teatro, no papel de Brutus na peça shakespeariana "Júlio César". Em 1960, estrelou O Comediante, dando início à sua carreira cinematográfica, que logo deslanchou com As Aventuras de Tom Jones, que recebeu o Oscar de Melhor Filme. Por seu papel nesse filme, Finney ganhou a Taça Volpi de Melhor Ator no Festival de Veneza e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.
Em 1974, interpretou seu mais famoso papel como o detetive Hercule Poirot em Assassinato no Expresso do Oriente, pelo qual recebeu nova indicação ao Oscar. Estrelou em outros filmes, com destaque para Os Duelistas, O Fiel Camareiro, Erin Brockovich e 007 - Operação Skyfall. Na TV conquistou um Globo de Ouro e um Emmy de Melhor Ator por sua interpretação de Winston Churchill em The Gathering Storm.
Em 2011, foi confirmado que Finney estava enfrentando um câncer no rim. O ator faleceu em 8 de fevereiro de 2019, aos 82 anos de idade. A causa, contudo, não foi confirmada pela família.
CARMEN ARGENZIANO

Carmen Argenziano foi um ator norte-americano que atuou em mais de 50 filmes e mais de 100 filmes televisivos ou episódios de série. Participou de O Poderoso Chefão: Parte II em um papel de menor destaque, e atuou também nos filmes Impacto Fulminante, Os Acusados, Swordfish e Anjos e Demônios. Na TV, ficou extremamente conhecido por seu papel em Stargate SG-1, e também participou em episódios de House, Criminal Minds, 24 Horas e Cheers.
Argenziano faleceu em 10 de fevereiro de 2019, aos 75 anos.
RICARDO BOECHAT

Ricardo Boechat foi um jornalista, âncora e locutor de rádio brasileiro. Iniciou sua carreira nos anos 70 como repórter no extinto Diário de Notícias e, em 1983, foi para o jornal O Globo. Deixou o jornal em 1987 para sersecretário de Comunicação Sociail do governo de Moreira Franco por seis meses, e depois retornou para O Globo, onde permaneceu até 2001.
Em 2004, tornou-se comentarista no Jornal da Noite no Grupo Bandeirantes e ganhou reconhecimento nacional na BandNewsFM, onde passou a ancorar o jornalismo matutino. Logo depois, foi alçado como âncora do Jornal da Band. Em 2015, protagonizou uma discussão com o Pastor Silas Malafaia após o seu comentário sobre a onda de intolerância religiosa que se espalhava pelo país. Entre outras coisas, Boechat xingou o pastor de "idiota, pilantra e tomador de grana de fiel e explorador de fé alheia", causando grande indignação entre os seguidores de Malafaia.
No dia 11 de fevereiro de 2019, Boechat estava retornando de Campinas, onde havia dado uma palestra, quando o helicóptero em que estava caiu na Rodovia do Anhanguera. O jornalista morreu devido à queda, aos 66 anos de idade.
BIBI FERREIRA

Atriz, compositora, cantora, apresentadora e diretora, Bibi Ferreira foi um dos maiores nomes do teatro brasileiro. Fez sua estreia na peça Manhãs de Sol, com pouco mais de vinte dias de vida. Já reconhecida como atriz mirim, integrou o Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Sua estrie profissional ocorreu em 1941, na peça La locandiera.
Passou alguns anos em Portugal e retornou na década de 60, onde atuou na peça Minha Bela Dama ao lado de Paulo Autran, com quem viria a atuar novamente em O Homem de La Mancha em 1972. Em 1975, atuou em A Gota D'Água e, em 1976, dirigiu a peça Deus lhe Pague. Nos anos 80, participou de grandes peças de autores renomados, sendo tanto atriz quanto diretora. Participou de Toalhas Quentes, Um Rubi no Umbigo, Calúnia, O Melhor dos Pecados e recebeu os prêmios Mambembe e Molière por sua atuação em Piaf, A Vida de uma Estrela da Canção.
Ao longo de sua carreira, Bibi Ferreira recebeu inúmeros prêmios, incluindo três Troféus Imprensa e três Prêmios APCA e, em 2014, foi homenageada com um Prêmio Bibi Ferreira. No dia 13 de fevereiro de 2019, faleceu aos 96 anos devido a uma parada cardíaca.
BRUNO GANZ

Bruno Ganz foi um ator suíço que fez grande fama no cinema e televisão de língua alemã, sendo extremamente famoso na Europa. No final dos anos 70, começou a fazer grande fama no cinema internacional, tendo atuado nos filmes O Amigo Americano, Os Meninos do Brasil e Nosferatu, O Vampiro da Noite. Nos anos seguintes, sua fama fora da Alemanha aumentou ainda mais, e Ganz foi chamado para filmes como Asas do Desejo e Pão e Tulipas, além de grandes produções do começo dos anos 2000 como Lutero e Sob o Domínio do Mal.[
Em 2004, estreou em seu papel mais consagrado como o ditador Adolf Hitler em A Queda - As Últimas Horas de Hitler, considerado por muitos como o melhor filme estrangeiro daquele ano e um dos melhores filmes da década, com uma atuação impecável do ator mostrando um Hitler histérico e fragilizado que vê seu império ruir de um bunker em Berlim.
Nos últimos anos, Ganz participou de outras grandes produções, como O Leitor, Desconhecido, A Festa e A Casa que Jack Construiu. O ator faleceu aos 77 anos em 17 de fevereiro de 2019, vítima de um câncer colorretal.
KATHERINE HELMOND

Katherine Helmond foi uma atriz e diretora de cinema norte-americana, que ficou muito conhecida por seu trabalho na televisão como Jessica Tate em Soap, que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Comédia em 1980. Em 1988, ganhou seu segundo Globo de Ouro, dessa vez como melhor atriz coadjuvante em série de comédia, por seu papel em Who's The Boss?. Helmond também se destacou nas ´series Coach e Everybody Loves Raymond, além de possuir papéis coadjuvantes em filmes como Trama Macabra e Brazil.
A atriz morreu em 23 de fevereiro de 2019, aos 89 anos.
ANDRÉ PREVIN

André Previn foi um maestro, compositor e pianista alemão, vencedor de quatro Oscar de Melhor Banda Sonora Original. Foi diretor musical da Orquestra Sinfônica de Houston e maestro da Orquestra Sinfônica de Londres e, em 1984, tornou-se diretor musical da Orquestra Sinfônica de Los Angeles.
Previn trabalhou na Trilha Sonora de diversos filmes famosos ao longo de seus anos, tendo sido indicado ao Oscar treze vezes e vencido em quatro pelos filmes Gigi, Porgy & Bess, La Irma Douce e My Fair Lady. O compositor faleceu em 28 de fevereiro de 2019, aos 89 anos.
LUKE PERRY

Luke Perry foi um ator norte-americano, conhecido por seus papéis nas séries Beverly Hill, 90210 e Riverdale. Atuou em filmes como Buffy, A Caça-Vampiros e em diversas produções independentes, além de co-produzir séries e telefilmes. Na grande indpustira, atuou em filmes como The Florentine, O Quinto Elemento e Era Uma Vez em Hollywood.
Em 27 de fevereiro de 2019, Perry sofreu um AVC e foi colocado em coma induzido, vindo a falecer no dia 4 de março, aos 52 anos.
DICK DALE

Richard Anthony Monsour, mais conhecido como Dick Dale, é aclamado como o criador do surf rock, sendo pioneiro no uso de efeitos de reverberação portáteis, dando a sensação de que a música flui em ondas. Ficou conhecido por sua versão da música Misirlou, presente na trilha sonora do filme Pulp Fiction. Ao lado de sua banda, os Del-Tones, lançou os álbuns Surfers' Choice e King of the Surf Guitar, e fez diversas aparições em filmes.
Dick Dale faleceu em 16 de março de 2019, aos 81 anos. Antes de sua morte, o cantor já estava em tratamento por insuficiência cardíaca e renal.
JOÃO CARLOS MARINHO

João Carlos Marinho foi um escritor brasileiro, mais conhecido por seus trabalhos de literatura infantojuvenil, sendo grande fã das obras de Monteiro Lobato. Sua estreia na literatura foi com o livro O Gênio do Crime, que inaugurou uma série de livros de aventuras protagonizadas por um grupo de jovens e que ficaram conhecidas como As Aventuras da Turma do Gordo e contou com mais de 13 livros.
Para um público juvenil, Marinho escreveu livros como Pai Mental e Outras Histórias e Sangue Fresco, pelo qual recebeu, em 1982, o Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil. Também escreveu alguns romances para adultos, como Professor Albuquerque e a Vida Eterna e Pedro Soldador.
Marinho faleceu no dia 17 de março de 2019, aos 83 anos de idade. Ele já estava internado desde fevereiro, tratando de uma infecção.
SCOTT WALKER

Cantor e letrista estadounidense, ficou conhecido em 1964 ao integrar o grupo The Walker Brothers, que fez grande sucesso internacional, com singles como The Sun Ain't Gonna Sunshine (Anymore) e Make It Easy on Yourself atingindo o número 1 das paradas musicais no Reino Unido. Seu estilo musical e voz profunda influenciaram grandes artistas como David Bowie, Sting e a banda Radiohead.
O cantor faleceu em 25 de março de 2019, aos 76 anos.
AGNÈS VARDA

Cineasta e fotógrafa belga, Agnès Varda ficou conhecida por seus filmes focados no realismo documental e em formas não-ficcionais de mídia, com temáticas que abordavam o feminismo e produziam críticas sociais em um estilo experimental.
Varda foi um dos mais importantes nomes do cinema moderno francês. Seu filme La Pointe Courte, precede o início da Nouvelle Vague e apresenta elementos de radicalismo narrativo e visual que, mais tarde, tornariam o movimento importante. Foi membro do júri nos festivais de Veneza e Cannes e, em 2017, tornou-se a primeira mulher diretora a receber um Oscar Honorário pelo conjunto da obra. Faleceu em 28 de março de 2019, aos 90 anos, vítima de um câncer.
BIBI ANDERSSON

Bibi Andersson foi uma atriz sueca, conhecida principalmente por seus filmes feitos em parceria com o diretor Ingmar Bergman, com quem trabalhou nos anos 50, atuando em três de seus filmes: O Sétimo Selo, Morangos Silvestres e Nära Livet, pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz no festival de Cannes.
Em 1966, ganhou extremo destaque por seu papel em Persona, o que lhe valeu uma nova onda de grandes papéis com Bergman, além dos diretores Robert Altman e John Huston, e a atriz fez sua estreia no cinema estadounidense no filme Full Circle, de 1973.
Em 14 de abril de 2019, Bibi Andersson faleceu aos 83 anos de idade. Ela estava internada em um hospital desde 2009, quando sofreu um AVC.
LORRAINE WARREN

Lorraine Warren foi uma renomada investigadora paranormal e autora de inúmeros casos de assombração. Era clarividente e médium e escreveu inúmeros livros sobre o paranormal ao lado de seu marido, Ed Warren. Os dois foram os primeiros investigadores no caso do Horror em Amityville, seu caso mais famoso e, também, o mais contestado.
Entre os mais conhecidos casos que contaram com a participação dos Warren, estão o caso da Família Perron, o Poltergeist em Enfield e o caso da boneca Annabelle. Todos esses foram inspiração para a saga de filmes de terror Invocação do Mal e seu spin-off Annabelle. Nesses filmes, Lorraine foi interpretada pela atriz Vera Farmiga.
Lorraine Warren faleceu no dia 18 de abril de 2019, aos 92 anos.
MC SAPÃO

Jefferson Fernandes Luiz, mais conhecido como Mc Sapão, foi um cantor e compositor brasileiro que alcançou fama nos anos 2000 com as músicas Diretoria e Eu Tô Tranquilão. Tornou-se muito famoso por seus funks e logo começou a aparecer em compilações produzidas por DJ Marlboro.
Nos anos 2010, atingiu o pico da sua fama, tendo lançado as músicas Rei do Baile e Vou Desafiar Você. A primeira, lançada em 2012, foi regravada em 2015 em parceria com Mr. Catra e Mc Guimê.
Em 10 de abril, Sapão foi hospitalizado devido a um caso grave de pneumonia. O cantor faleceu nove dias depois, em 19 de abril de 2019, aos 40 anos.
BETH CARVALHO

Beth Carvalho foi uma cantora e compositora de samba brasileira. Desde seus primeiros sucessos em 1970, tornou-se uma das maiores intérpretes do gênero e ajudou a revelar inúmeros nomes, como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz. Teve sua carreira iniciada no bossa nova e participou do movimento Musicanossa, em 1968.
Ainda em 68, conquistou o terceiro lugar no Festival Internacional de Canção pelo sucesso Andança. Foi seu primeiro grande sucesso e a ajudou a emplacar outros sucessos como Acreditar, Quem Disse Que Eu te Esqueço, Firme e Forte e Coisinha do Pai. Ajudou a revelar grandes nomes do pagode e a proliferar esse estilo pelo país, e manteve seu status como a sambista de maior prestígio e popularidade do país, sendo enredo de inúmeras escolas ao longo dos anos.
Desde 2010, Beth Carvalho sofria em decorrência de uma fissura no sacro, problema que foi agravado por uma neuropatia que debilitou seu estado de saúde. Em 30 de abril de 2019, a sambista faleceu em decorrência de uma infecção generalizada. A cantora tinha 72 anos e estava internada desde o dia 8 de janeiro.
PETER MAYHEW

Peter Mayhew foi um ator britânico, famoso por sua altura de 2,20 metros, que lhe rendeu o seu mais icônico papel como o wookie Chewbacca na saga Star Wars. Mayhew foi um dos atores mais presentes em toda a saga, tendo atuado em toda a trilogia original e retornado tanto em A Vingança dos Sith quanto em O Despertar da Força. Ele também foi consultor para o personagem em Os Últimos Jedi.
Mayhew faleceu em 30 de abril de 2019, vítima de um ataque cardíaco. A morte foi anunciada pela família no dia 2 de maio.
ANTUNES FILHO

Antunes Filho foi um diretor de teatro brasileiro e um dos principais nomes teatrais do país. Fez parte da primeira geração de encenadores dissidentes do Teatro Brasileiro de Comédias e tem seu trabalho fortemente ligado à renovação estética, política e cênica do teatro nas décadas de 60 e 70, sobretudo com sua obra Macunaíma, de 1978.
Fundou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), onde formou diversas gerações de diretores teatrais e através do qual realizou peças como A Hora e Vez de Augusto Matraga, Paraíso Zona Norte, Macbeth - Trono de Sangue e Gilgamesh. Foi premiado pela Casa das Américas com o Gallo de Habana em 1998 pelo projeto Prêt-à-Porter. Foi o diretor de inúmeras adaptações de tragédias gregas, como Medeia e Antígona e, em 2006, recebeu o Prêmio Bravo! pela peça A Pedra do Reino.
Antunes Filho faleceu em 2 de maio de 2019, vítima de um câncer no pulmão aos 89 anos.
LÚCIO MAURO

Lúcio Mauro foi um ator e comediante brasileiro e um dos pioneiros da tv nacional, tendo passado pela TV Rio, Tupi, Excelsior e TV Globo. Seus personagens mais emblemáticos vieram de suas participações nos programas humorísticos de Chico Anísio: Aldemar Vigário, aluno bajulador na Escolinha do Professor Raimundo, e Da Júlia, que participava do Chico Anísio Show. Lúcio também fez outras aparições em programas como Balança Mais Não Cai, além de fazer uma participação especial no penúltimo episódio de A Grande Família.
Lúcio Mauro faleceu em 11 de maio de 2019, aos 92 anos, em uma clínica no Rio de Janeiro, onde estava internado para tratar de problemas respiratórios.
DORIS DAY

Doris Day foi uma atriz e cantora estadounidense. Começou sua carreira em 1939 e atingiu maior popularidade em 1945, ao lançar o sucesso Sentimental Journey. Em carreira solo, tornou-se uma das cantoras mais populares dos Estados Unidos, com mais de 650 músicas gravadas, entre as quais se destaca o sucesso Que Será, Será.
No cinema, obteve seu primeiro sucesso com Romance Em Alto Mar e depois embarcou em uma série de sucessos, incluindo musicais, comédias e dramas. Atuou nos filmes Ardida como Pimenta e O Homem Que Sabia Demais, e ficou muito famosa pelas comédias Confidências à Meia-Noite, pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz e Eu, Ela e a Outra. Em 1989, recebeu o Prêmio Cecil B. DeMille por sua contribuição ao mundo do entretenimento.
Doris Day faleceu em13 de maio de 2019, aos 97 anos, vítima de uma pneumonia.
LADY FRANCISCO

Atriz e diretora brasileira, Lady Francisco começou sua carreira na Rádio Itacolomi, em Belo Horizonte, e em 1972, estreou sua primeira novela, Jerônimo, O Herói do Sertão, pela TV Tupi. Pela Rede Globo, atuou nas novelas A Escrava Isaura, Marrom Glacê, Baila Comigo e Louco Amor.
Iniciou sua carreira no cinema nos anos 70, atuando nos filmes Um Varão Entre as Mulheres, O Padre que Queria Pecar, O Crime do Zé Bigorna e Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia. Também atuou na direção de O Preço do Prazer e co-dirigiu o filme Os Anjos do Sexo.
Em abril de 2019, Lady Francisco sofreu uma queda e fraturou o fêmur, sendo internada para tratar da fratura. No hospital, enfrentou complicações e teve que ser levada para a UTI, mas seu quadro apenas piorou por causa de uma isquemia, que acabou resultando na sua morte em 25 de maio. Ela tinha 84 anos.
GABRIEL DINIZ

Cantor e compositor brasileiro, Gabriel Diniz se tornou marcante no cenário do forró e tornou-se extremamente conhecido com o sucesso Jenifer, que se tornou a música mais tocada nas rádios e nas paradas de streming do Brasil, tornando-se o grande hit do verão de 2019, além da música mais tocada no carnaval desse ano. Gabriel morreu enquanto retornava para Maceió após um show em Feira de Santana, quando o monomotor em que estava caiu em Estância , no sul do Sergipe. O cantor tinha 28 anos.
ANDRE MATOS

Cantor, compositor, pianista e produtor brasileiro, André Matos vendeu milhões de cópias durante sua carreira e foi famoso por seus trabalhos com as bandas Angra, Viper e Shaman. Pela Viper, sua primeira banda, atuou desde os 13 anos como vocalista e permaneceu até 1990, mesmo ano em que ingressou na Angra.
Com a Angra, iniciou uma carreira de sucesso com turnês pelo Brasil, Europa, América Latina e Ásia, consagrando André como um dos grandes vocalistas do power metal, com sucessos como os singles Carry On, Make Believe, Lisbon e Rainy Nights. Em 2000, deixou a banda e forma a banda Shaman, lançando o primeiro álbum, “Ritual”, em 2002, com diversos singles como Fairy Tale, obtendo sucesso imediato.
Além de seus trabalhos com as bandas, André Matos tinha projetos de regência orquestral, composição musical, habilitação em canto lírico e em piano erudito. O cantor faleceu no dia 8 de junho de 2019, aos 47 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio.
FRANCO ZEFFIRELLI

Franco Zeffirelli foi um dos mais importantes e renomados diretores de cinema italianos, tendo sido também cenógrafo e diretor de teatro. Alcançou a fama ao dirigir as adaptações cinematográficas de peças de Shakespeare, entre as quais as mais famosas foram A Megera Domada e Romeu e Julieta.
Nos anos 70, dirigiu filmes como Irmão Sol, Irmã Lua e O Campeão. Em 1982, dirigiu o filme Pagliacci e, em 1986, retornou para Shakespeare com a adaptação de Otello. Em 1990, dirigiu a adaptação de Hamlet estrelada por Mel Gibson e, em 1999, dirigiu o filme Chá com Mussolinni.
Zeffirelli faleceu em Roma no dia 15 de junho de 2019, aos 96 anos de idade.
RUBENS EWALD FILHO

Jornalista e crítico de cinema, Rubens Ewald Filho trabalhou em todos os grandes veículos do país, Globo, Record, SBT, RedeTV e TV Cultura, Revista Veja, Jovem Pan e Folha de S. Paulo. Também comandou a transmissão do Oscar no canal TNT, à qual comentava desde 1985.
Seus guias impressos anuais eram fonte de referência sobre a sétima arte. Ele também fez participações como ator e escreveu alguns roteiros de minisséries, incluindo as duas adaptações de Éramos Seis, de Maria José Dupré.
Em maio de 2019, Rubens sofreu uma queda em uma escada rolante e desmaiou, tendo que ser internado para tratar das fraturas e ferimentos, mas não resistiu e faleceu no dia 19 de junho, aos 74 anos.
PAULO PAGNI

Baterista brasileiro, Paulo Pagni foi integrante da banda RPM desde 1984, quando substituiu o baterista Charles Gavin, que mudou para o Titãs. Pagni integrou todas as formações do RPM, retornando para a banda em 2002 após um hiato de mais de 10 anos depois que a RPM anunciou seu fim em 1989.
Em junho de 2019, o baterista foi internado com uma fibrose pulmonar e, por conta de um erro na declaração do hospital, os jornais publicaram uma notícia falsa da morte do cantor em 2 de junho. Contudo, o baterista acabaria morrendo cerca de 20 dias depois, em 22 de junho, aos 61 anos.
MAX WRIGHT

Max Wright foi um ator norte-americano, mais conhecido no Brasil por seu papel como Willie Tanner na série Alf, O Eteimoso. Ele também atuou em filmes como All That Jazz, Reds e Sonhos de Uma Noite de Verão, além da série Curto Circuito. O ator faleceu em 26 de junho de 2019, vítima de um linfoma do qual ele já havia sido diagnosticado em 1995, mas que havia permanecido em remissão por muitos anos. Wright tinha 75 anos.
JOÃO GILBERTO

João Gilberto foi um cantor, compositor e violonista brasileiro, considerado por músicos e pesquisadores como um artista genial e um dos maiores músicos do Brasil. Foi o criador do gênero musical bossa nova, que misturava uma batida de violão com influências do jazz e do samba.
Em 1958, começou sua revolução musical com o LP Canção de Amor Demais ao cantar músicas de Tom Jobin e outros artistas em seu novo ritmo, a bossa nova, que influenciou toda a geração seguinte de músicos e arranjadores, tornando-se moda após o lançamento de Chega de Saudade. Entre os jovens influenciados por eles, estão Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Chico Buarque, Paulinho da Viola e Roberto Carlos. João sintetizou a MPB em seus termos mais fundamentais de ritmo, harmonia, batida e técnica de canto.
Dono de uma sonoridade musical e moderna, João Gilberto ganhou reconhecimento internacional e levou a música popular brasileira, sendo eleito um dos maiores ícones da música brasileira. Ganhou fama nos Estados Unidos, Europa e Japão e participou de inúmeros festivais internacionais, sendo considerado um dos principais influentes no jazz americano e tendo faturado um Emmy.
João Gilberto vinha apresentando problemas de saúde nos últimos anos. No dia 6 de julho de 2019, o cantor faleceu aos 88 anos de idade.
RIP TORN

Rip Torn foi um ator, dublador e dramaturgo estadounidense. Atuou em filmes como Um Rosto na Multidão e O Homem que Caiu na Terra e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo seu papel em Retratos de Uma Realidade. Nos anos 80, participou dos filmes Flashpoint e Gata Em Teto de Zinco Quente e dirigiu o filme The Telephone. Nos anos 90, fez o papel do Chefe Zed em MIB - Homens de Preto, retornando para a sua primeira sequência.
Como dublador, destacou-se por seus papeis nas animações Bee Movie e Hércules, onde dublou Zeus. Na televisão, destaca-se o seu papel em The Larry Sanders Show, pelo qual recebeu um Emmy Awards e dois American Comedy Awards.
Rip Torn faleceu no dia 9 de julho de 2019, aos 88 anos.
PAULO HENRIQUE AMORIM

Paulo Henrique Amorim foi um jornalista e apresentador de TV brasileiro. Também ficou conhecido pelo seu blog, o Conversa Afiada.
Começou sua carreira em 1961, pelo jornal A Noite, cobrindo no mesmo ano a renúncia de Jânio Quadros. Tornou-se correspondente internacional pela Revista Realidade e depois foi trabalhar na Revista Veja. Na televisão, atuou na Manchete e na Globo e no Jornal da Band, antes de iniciar, em 1999, o talk-show Conversa Afiada pela TV Cultura. Em 2003, foi contratado pela Record e, em 2006, passou a apresentar o progrmama Domingo Espetacular, onde ficou até junho de 2019.
Em 10 de julho de 2019, Paulo Henrique Amorim sofreu um infarto fulminante e faleceu aos 76 anos.
DENISE NICKERSON

Denise Nickerson foi uma atriz norte-americana que ficou extremamente conhecida por interpretar a personagem Violet Beauregarde na versão de 1971 de A Fantástica Fábrica de Chocolate. Também atuou nos seriados Dark Shadows e The Brady Bunch, além de interpretar Lolita na peça Lolita, My Love, de 1971. Nickerson estava em coma desde 2018, quando sofreu um derrame, e sobrevivia com a ajuda de aparelhos. Ela faleceu em 10 de julho, aos 62 anos.
RUTGER HAUER

Rutger Hauer foi um ator, escritor e ambientalista neerlandês. Seu primeiro papel foi na série de tv Floris, de Paul Verhoeven e, em 1973, voltou a trabalhar com o diretor em Turkish Delight, que concorreu ao oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Dois anos depois, Hauer começou a estrear seus primeiros filmes de língua inglesa, como The Wilby Conspiracy, e, em 1981, estreou em Hollywood no filme Nighthawks, ao lado de Sylvester Stallone.
Em 1982, estreou o seu papel mais famoso como o replicante e antagonista do filme Blade Runner, de Ridley Scott. Em 1985, protagonizou o filme O Feitiço de Áquila, ao lado de Matthew Broderick e Michelle Pfeiffer. Ainda nos anos 80, participou de outros grandes filmes como a versão original de A Morte Pede Carona e Fúria Cega. Nos anos 2000, Hauer participou de filmes como Confissões de Uma Mente Perigosa, Sin City - A Cidade do Pecado e Batman Begins.
Hauer também teve atuação marcante como ambientalista, sendo um dos patrocinadores do Greenpeace e integrante do conselho da Sea Sheperd Conservation Society. Também foi o criador da ONG Rutger Hauer Starfish Association, dedicada a esclarecer dúvidas e quebrar tabus sobre a AIDS. Em 19 de julho de 2019, Rutger Hauer faleceu em sua casa em Beetsterzwaag, após uma breve doença. Ele tinha 75 anos.
RUTH DE SOUZA

Atriz brasileira de grande renome, Ruth de Souza foi a primeira dama negra do teatro, cinema e televisão nacional, além de ter sido a primeira artista nascida no país a ser indicada ao prêmio de melhor atriz em um prêmio internacional, o Festival de Veneza de 1954, onde concorreu pelo seu papel em Sinhá Moça.
Ruth abriu as portas para os artistas negros no país, tendo participado do primeiro grupo de teatro negro a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro para apresentar a peça O Imperador Jones e, em 1959, participou da peça Oração para uma Negra no Teatro Bela Vista, em São Paulo.
Em 1968, entrou para o Elenco da TV Glogo e se tornou a primeira mulher negra a ser protagonista de uma telenovela, primeiro em Passo dos Ventos e depois em A Cabana do Pai Tomás. No cinema, se destacou em inúmeras produções como Terra Violenta, Falta Alguém no Manicômio, Ângela e Também Somos Irmãs.
Ruth de Souza morreu em 28 de julho de 2019, aos 98 anos. Ela estava internada em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro, tratando de uma pneumonia.
TONI MORRISON

Toni Morrison foi escritora, editora e professora. Seu livro de estreia, O Olho Mais Azul, é um estudo sobre raça, gênero e beleza, e esses se tornaram os temas recorrentes de seus romances, e voltariam a aparecer em Song of Solomon, que despertou o interesse internacional na autora pela primeira vez. Em 1987, ganhou o Prêmio Pulitzer de melhor ficção pelo seu livro Amada e, em 1993, se tornou a primeira mulher negra a receber o Prêmio Nobel de Literatura por sua obra forte e pungente, que retrata a vida de mulheres negras nos Estados Unidos nos séculos XIX e XX. Morrison também escreveu inúmeros livros para crianças.
Apesar de não considerar suas obras feministas, Morrison sempre teve suas histórias vistas pela crítica como pertencente ao feminismo pós-moderno, por retratar protagonistas negras fortes e marcantes e pela forma como altera as dicotomias euro-americanas e reescreve a história contada pelos livros. A autora faleceu em 5 de agosto de 2019, no Bronx, Nova York, devido a complicações causadas por uma pneumonia. Ela tinha 88 anos de idade.
PETER FONDA

Filho do renomado ator Henry Fonda, Peter Fonda trabalhou como ator, roteirista e produtor. Ficou mundialmente conhecido por seu papel no filme Sem Destino, pelo qual foi nomeado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.
Em 1979, estrelou e dirigiu Wanda Nevada. Nos anos 90, participou de filmes como Deadfall, Fuga de Los Angeles, O Falcão Inglês e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo filme O Ouro de Ulisses. Também participou do filme A Paixão de Ayn Rand e, nos anos 2000, interpretou o demônio Mephisto em O Motoqueiro Fantasma.
Peter Fonda faleceu em 16 de agosto de 2019, aos 79 anos, vítima de um câncer de pulmão.
FERNANDA YOUNG

Fernanda Young foi uma atriz, apresentadora, roteirista e escritora brasileira. Estreou em 1995 como autora de A Comédia da Vida Privada, pela Rede Globo, e no ano seguinte lançou seu primeiro romance, Vergonha dos Pés. Ela lançaria outros quatro livros antes de retornar para a TV como roteirista de Os Normais, em 2001, que culminaria em um longa-metragem em 2003.
Entre 2002 e 2003, foi uma das apresentadoras do programa Saia Justa, pela GNT. Pelo mesmo canal, entre 2006 e 2010, apresentaria o programa Irritando Fernanda Young. Também atuou e escreveu a série Surtadas no Yoga, que elevou a audiência da GNT em 115%.
Fernanda Young foi duas vezes indicadas ao Emmy Internacional, pelos seriados Separação?! E Como Aproveitar o Fim do Mundo. Foi autora de mais de 15 livros, entre os quais se destacam A Sombra das Vossas Asas, O Efeito Urano, Tudo o Que Você Não Soube e A Mão esquerda de Vênus. Portadora de asma desde a infância, sofreu uma crise severa no dia 25 de agosto de 2019 e faleceu aos 49 anos.
ELTON MEDEIROS

Elton Medeiros é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido como um dos maiores ritmistas da história do samba. Foi fundador da ala dos compositores da escola de samba Aprendizes de Lucas, e seu samba Exaltação a São Paulo foi considerado um dos melhores da história da escola.
Através de reuniões no Zicartola, Elton formou algumas de suas parcerias mais importantes, dando origem ao grupo A Voz do Morro. Alguns dos seus principais sambas são Peito Vazio, O Sol Nascerá, Pressentimento, Mascarada e Onde a Dor Não Tem Razão.
Elton faleceu no dia 4 de setembro de 2019, aos 89 anos de idade, após sofrer uma pneumonia.
ROBERTO LEAL

Cantor, compositor e ator português, Roberto Leal era considerado embaixador da cultura portuguesa no Brasil, sendo conhecido por seus fados e músicas românticas. Em 1971, obteve seu primeiro sucesso com Arrebita e logo começou a ganhar popularidade se apresentando em programas de auditório, misturando ritmos lusitanos com alguns totalmente brasileiros, como o forró.
Além de cantor, Roberto Leal foi apresentador de TV, tendo trabalhado nos canais TVI e apresentado programas na Tv Gazeta e na Rede Vida, além de ter apresentado programas na Rádio Capital de São Paulo durante os anos 80.
No começo do ano, o cantor anunciou estar lutando contra um melanoma havia dois anos. Em 15 de setembro de 2019, Roberto Leal faleceu aos 67 anos.
ROBERT FORSTER

Robert Forster foi um ator americano, extremamente conhecido pelo seu papel no filme de Quentin Tarantino, Jackie Brown, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1998. Também atuou nos filmes Eu, Eu Mesmo e Irene; Mulholland Drive e Os Descendentes, além de participar da série de TV Breaking Bad e do filme subsequente, El Camino.
Forster faleceu em 11 de outubro de 2019, vítima de umcâncer no cérebro. Ele tinha 78 anos.
SULLI

Sulli é o nome artístico da cantora, atriz e modelo sul-coreana Choi Jin-ri, que fez sua estreia como atriz infantil no drama Ballad of Seodong, partindo logo em seguida para um grande número de papéis convidados em séries de TV. Sua carreira ganhou mais destaque internacional ao entrar para o grupo f(x), que se tornou o primeiro grupo de k-pop a se apresentar na SXSW. A cantora fez grande sucesso pelo grupo e se tornou uma figura extremamente proeminente na Coreia do Sul.
Sulli foi encontrada morta em sua casa em 14 de outubro de 2019. A causa da morte foi confirmada como suicídio.
HAROLD BLOOM

Professor e crítico literário estadounidense, Harold Bloom escreveu mais de quarenta livros, sendo vinte sobre crítica literária, várias discussões sobre religião e um romance. Ficou extremamente conhecido por defender os poetas românticos do século XIX e por sua crítica de livros de fantasia, pelas quais muitos alegaram que ele não tinha "a mente muito aberta" para obras fantasiosas.
Em seus trabalhos, Bloom defendeu a literatura na sua forma formalista (A arte pela arte), além de ser um grande defensor do chamado Cânone Ocidental e da obra shakespeariana, tendo escrito dois grandes ensaios sobre o autor: Shakespeare - A Invenção do Humano e Hamlet - Poema Ilimitado.
Bloom lecionou por anos, tendo ministrado Humanidades na Universidade de Yale e Inglês na Universidade de Nova York. Faleceu em 14 de outubro de 2019, aos 89 anos de idade.
MAURÍCIO SHERMAN

Diretor de televisão brasileiro, Maurício Sherman começou no teatro e trabalhou muitos anos como ator e em dublagens de clássicos da Disney, como Pinóquio. Na Tv Tupi, atuou no Sítio do Picapau Amarelo e dirigiu uma telenovela com Heloísa Helena e, em 1961, foi responsável por dirigir a primeira versão televisiva de Gabriela, Cravo e Canela.
Na Rede Globo, participou da equipe de criação do Fantástico em 1973. Desde então, dirigiu inúmeros programas como Faça Humor, Não Faça Guerra; Chico Anísio Show; Domingão do Faustão, Os Trapalhões e Zorra Total. Também foi comentarista da Rádio Bandeirantes nos anos 80.
Maurício Sherman faleceu em 17 de outubro de 2019, vítima de uma doença renal.
JORGE FERNANDO

Jorge Fernando foi um ator e diretor de televisão brasileiro. Iniciou sua carreira como ator na série Ciranda, Cirandinha. No teatro, sua primeira participação foi na peça Zoológico, atuada e drigida por ele mesmo. Tornou-se diretor de núcleo da Rede Globo e destacou-se por seu trabalho com telenovelas das sete, recebendo um prêmio em 1983 por seu trabalho em Guerra dos Sexos. Faleceu em 27 de outubro de 2019, aos 64 anos, vítima de uma parada cardíaca.
FÁBIO BARRETO

Fábio Barreto foi cineasta, ator, produtor e roteirista. Estreou como diretor de longa-metragem no Festival de Cannes de 1982, Índia, A Filha do Sol. Em 1995, dirigiu o filme O Quartilho, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 2009, dirigiu e co-escreveu o filme Lula, O Filho do Brasil, drama biográfico sobre a vida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em dezembro de 2009, Fábio barreto sofreu um sério acidente de carro que o deixou em coma e parcialmente inconsciente por mais de dez anos. No dia 20 de novembro de 2019, o diretor faleceu aos 62 anos de idade.
MICHAEL J. POLLARD

Michael J. Pollard foi um ator estadounidense, famoso por sua baixa estatura, o que o levou a interpretar personagens crianças mesmo tendo mais de vinte anos, como nas séries Jornada nas Estrelas e Superboy.
Em 1967, interpretou o seu papel mais famoso, o do gângster C. W. Moss no filme Bonnie & Clyde, papel que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e ao Globo de Ouro, e que também lhe rendeu um prêmio BAFTA de Ator Mais Promissor do Ano.
Pollard faleceu em 22 de novembro de 2019, vítima de uma parada cardiorrespiratória, aos 80 anos de idade.
GUGU LIBERATO

Gugu Liberato foi um apresentador, empresário, ator e artista plástico brasileiro. Começou sua carreira na televisão como assistente no programa Domingo no Parque, apresentado por Silvio Santos. Em 1981, estreou em seu primeiro programa, o Sessão Premiada, e logo depois tornou-se o apresentador do Viva a Noite. Gugu também se tornaria diretor do Domingo no Parque e editor do Semana do Presidente.
Após ser impedido de ir para a Tv Globo por Silvio Santos, Gugu se tornou o apresentador da maior parte dos programas de domingo do SBT, cuidando sozinho de blocos como o Passa ou Repassa, Cidade contra Cidade e o Roletrando, além de manter boa parte da programação de sábado também, como o Sabadão sertanejo. O grande sucesso, porém, veio em 1993, com o Domingo Legal, que chegou a rivalizar em audiência com o Domingão do Faustão.
Em 2009, Gugu deixou o SBT e assinou um contrato com a Record, onde passou a comandar o Programa do Gugu. Ele permaneceu na emissora até 2013, quando deixou a emissora devido a um corte de verbas em seu programa. O apresentador, contudo, reotrnou para a emissora em 2015 com o programa Gugu e, em 2018, assumiu o Power Couple Brasil e estreou o talent show Canta Comigo.
Em 20 de novembro, o apresentador sofreu uma queda de quatro metros do sótão de sua casa em Orlando, e foi internado em estado grave. No dia 22 de novembro, a morte de Gugu foi confirmada. Ele tinha 60 anos.
D.C. FONTANA

Dorothy Catherine Fontana foi uma roteirista e editora de histórias norte-americana, mais conhecida por seu trabalho na franquia Star Trek, tendo escrito vários episódios notáveis da série original, como "This Side of Paradise" e "Journey to Babel". Depois de deixar a série original, ela se tornou produtora associada e editora de histórias de Star Trek: The Animated Series e, anos mais tarde, co-escreveu o episódio piloto da terceira série da saga, Star Trek: The Next Generation.
Além de Star Trek, D. C. Fintana participou de outras séries de ficção científica como roteirista, com destaque para seus trabalhos em Babylon 5, The Six Million Dollar Man e Earth: Final Conflict. Ela morreu em em 3 de dezembro de 2019, aos 80 anos, após uma breve doença.
RON LEIBMAN

Ron Leibman foi um ator norte-americano, famoso por suas participações em seriados. Ganhou o Emmy de Melhor Ator em 1979 pela série Kaz e, em 1993, ganhou o Tony pela peça Angels in America. Seu trabalho no cinema inclui os filmes Norma Rae e Slaughterhouse Five, mas ele ficou mais conhecido por seus papéis em séries como The Edge of the Night, Archer, Família Soprano e por seu papel em Friends, interpretando o Sr. Green, pai da personagem Rachel, vivida por Jennifer Anniston. Leibman faleceu em 6 de dezembro, aos 82 anos.
MARIE FREDRIKSSON

Marie Fredriksson foi uma cantora e compositora sueca e a vocalista da banda Roxette. Seguiu uma carreira solo de sucesso em seu país de origem e ao lado da banda de Lasse Lindbom antes de se unir a Per Gessle e formar a Roxette, cujo primeiro álbum “Pearl of Passion”, a consolidou como uma artista de sucesso. Em 1988, a banda chegou ao Billboard Top 100 nos Estados Unidos com o single The Look. Outras duas músicas no mesmo álbum da banda alcançaram o Top 10: Listen To Your Heart e Dangerous.
Em setembro de 2002, Marie foi diagnosticada com tumor cerebral, mas foi capaz de realizar uma cirurgia, além de sessões de quimio e radioterapia para se livrar dele. Contudo, a doença permaneceu com ela e, em9 de dezembro de 2019, após uma longa batalha de 17 anos, Marie faleceu aos 61 anos.
ANNA KARINA

Anna Karina foi uma atriz e modelo dinamarquesa que ficou famosa por seus trabalhos ao lado de Jean-Luc Godard, com quem mais tarde se casaria. Por seus trabalhos ao lado do diretor, tornou-se uma das atrizes-símbolo do movimento Nouvelle Vague, atuando em filmes como Uma Mulher é Uma Mulher, Cléo de 5 à 7, Pierrot le Fou, Made in USA e O Estrangeiro.
Karina faleceu em 14 de dezembro de 2019, aos 79 anos, em decorrência de um câncer.
DANNY AIELLO

Danny Aiello foi um ator estadounidense de origem italiana. Atuou em O Poderoso Chefão: Parte II, no papel de Tony Rosato. Depois disso, tornou-se presente em uma série de filmes, como Irmãos de Sangue, A Rosa Púrpura do Cairo, Era Uma Vez na América. No final dos anos 80, ficou extremamente famoso por seus papéis em O Feitiço da Lua e Faça A Coisa Certa.
Aiello também atuou em filmes como Alucinações do Passado e León, O Profissional. O ator foi vítima de uma infecção e faleceu no dia 12 de dezembro de 2019, aos 86 anos.
ZILDA CARDOSO

Atriz e humorista brasileira, Zilda Cardoso realizou uma série de papéis ao longo de sua vida, tendo estreado no programa O Riso É o Limite, na TV Record. Era extremamente famosa pela sua personagem Dona Catifunda, que interpretou em diversos programas como A Praça É Nossa e Escolinha do Professor Raimundo.
Zilda também atuou em diversos filmes, em especial nos longas de Mazzaropi, tendo atuado em O Lamparina, Meu Japão Brasileiro, Golias Contra o Homem das Bolinhas e Se Meu Dólar Falasse.
Conhecida por fumar 3 maços de cigarro por dia, Zilda sofreu uma morte natural enquanto dormia, no dia 20 de dezembro de 2019. Ela tinha 83 anos.
SUE LYON

Sue Lyon foi uma atriz norte-americana, sendo especialmente famosa por seu papel em Lolita, do diretor Stanley Kubrick. Sua atuação no filme como a personagem principal a transformou em uma sensação em Hollywood e a fez ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz Revelação.
Depois disso, Lyon teve outros papéis de destaque, atuando em filmes como A Noite do Iguana, de John Huston, 7 Mulheres, Tony Rome e O Magnífico Farsante, mas sua carreira despencou em meados dos anos 70. Em 26 de dezembro de 2019, a atriz faleceu aos 73 anos.
HILDA REBELLO

Mãe do diretor Jorge Fernando, Hilda Rebello foi uma atriz brasileira que iniciou sua carreira artística aos 64 anos e se profissionalizou aos 70, fato que a registrou no Livro dos Recordes como a atriz que começou a carreira com a idade mais avançada.
Fez sua estreia em um elenco fixo na minissérie Boca de Lixo e se destacou em seu primeiro longa, O Menino Maluquinho - O Filme. Também atuou nas novelas Alma Gêmea, Sete pecados, Cobras e Lagartos, Ti Ti Ti e na readaptação de Guerra dos Sexos.
Hilda faleceu no dia 29 de dezembro de 2019, após passar 22 dias internada com um quadro de insuficiência respiratória. Ela tinha 95 anos.
Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios
Comments