top of page

notícias sobre o mundo do entretenimento

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

YESTERDAY: BEATLES NA SESSÃO DA TARDE

  • Writer: Luís Henrique Franco
    Luís Henrique Franco
  • Aug 30, 2019
  • 2 min read


No novo filme do diretor Danny Boyle, Jack (Himesh Patel) é um cantor desconhecido que está pensando em desistir de sua carreira fracassada quando sofre um acidente no meio de um apagão global. Quando acorda, descobre que praticamente todas as pessoas do mundo esqueceram quem eram os Beatles.



A premissa para Yesterday é interessante na medida em que busca mostrar um mundo onde uma das maiores bandas de todos os tempos nunca tivesse existido, e apenas uma pessoa nessa realidade lembrasse das músicas e conseguisse cantá-las. Contudo, o filme não vai tão fundo nas consequências desse esquecimento. Para todos os efeitos, a única grande consequência mostrada é que as pessoas não se lembram da banda e Jack, que sabe as músicas, pode cantá-las como se fossem de sua autoria e obter um sucesso estrondoso com elas. É notável, porém, a carta de amor do diretor à banda, e a certeza absoluta que ele coloca na ideia de que, se os Beatles voltassem nos dias de hoje, eles seriam tão populares e grandes quanto foram na década de 60.


Tirando esse aspecto, a trama do filme se desenrola como uma comédia romântica, embora as partes da comédia deixem a desejar em algumas partes. Mais do que a ascensão de Jack graças às músicas dos Beatles, vemos sua relação com Ellie (Lily James), sua empresária nos tempos em que ele era desconhecido e alguém com um fortíssimo interesse amoroso no cantor, mesmo que ele não perceba (porque... clichês de gênero). É divertido, inclusive, ver praticamente todos os amigos de Jack chamando a atenção para o modo como ele não enxerga os sentimentos de Ellie por ele. Mas essa parte da história mostra exatamente como o filme não busca se distanciar da fórmula em nenhum momento, seguindo os mesmos passos de "rapaz fracassado quer obter sucesso e não perceber quem está ao seu lado; consegue o sucesso e acaba se distanciando de sua casa e seus amigos; rapaz agora famoso é criticado pelos seus modos arrogantes e percebe o quanto afastou aqueles que se importavam com ele".



Nesse ponto, apesar de ainda serem o grande tema do filme, percebe-se que as músicas dos Beatles acabam ficando em um segundo plano e dão lugar a um romance água-com-açúcar. Ainda assim, é uma linda homenagem à banda, mesmo que simples e com espaço para mais aprofundamento.



Uma última questão a respeito das músicas: Por mais que se faça de um ode de amor aos Beatles, Yesterday perde boas chances de explorar algumas das músicas mais famosas da banda. Hey Jude, Let It Be e Starwberry Fields Forever são apenas mencionadas brevemente, ao passo que Lucy in The Skies with Diamonds, And I Love Her e Don't Let Me Down mal aparecem no filme. Uma outra decepção é Eleanor Rigby, que é mencionada em vários momentos do filme de forma a parecer construir um grande momento onde a música será tocada, mas no final sua ausência é bastante decepcionante.



Comments


bottom of page